Edifício Tókio

1951


Os primeiros lotes das terras da CTNP – Companhia de Terras Norte do Paraná foram adquiridos por imigrantes japoneses. A presença da comunidade nipônica em Londrina contribuiu para o início da ocupação do espaço urbano. Isso inclui as primeiras casas comerciais da rua Sergipe, sendo que algumas permanecem até os dias atuais, de acordo com os registros do Cadastro Imobiliário Municipal da Prefeitura de Londrina. Na Revista Norte do Paraná publicada em 1963, a reportagem “Rua Sergipe, a Pequena Tóquio” retrata a vocação comercial da rua exercida pelas famílias japonesas.  

Entre as diversas marcas deixadas nesta via, há uma série de edifícios construídos nas primeiras décadas da colonização de Londrina e que evidenciam nomes da cultura japonesa: Edifício Tanaka, Ohara, Nakano, Tókio. Merece destaque o edifício Tókio. O nome do prédio homenageia a capital do Japão. Foi um dos primeiros arranha-céus de Londrina e o primeiro da rua Sergipe, sendo projetado inicialmente para ser um hotel, mas teve a função alterada para edifício residencial, um dos poucos da principal rua de comércio popular da cidade. Possuía elevador, coisa rara para a época.

Construído no início dos anos de 1950, o Edifício Tókio é uma referência visual pela grande fachada voltada para a zona norte da cidade. Este empreendimento visionário é um marco dos primeiros arranha-céus e o início do processo de verticalização de Londrina. De acordo com os registros do Cadastro Imobiliário Municipal da Prefeitura, houve em 1951 a primeira solicitação de aprovação de projeto e alvará de licença para construir um prédio de 13 pavimentos para apartamentos e o térreo para lojas e escritórios. No roteiro cultural da rua Sergipe, o Tókio é uma parada obrigatória. 

Fontes: Projeto Educação Patrimonial,disponível em https://www.educacaopatrimonial.com.br  / Acervo Londrina Histórica. 

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.