1950
Um dos trabalhos mais curiosos e de grande importância na filmografia do médico e cineasta Orlando Vicentini foi realizado por volta da metade da década de 1950. Os médicos Carlos Costa Branco, Saul Brofmann e Enio Montoro realizavam cirurgia portocava (cardíaca) em cães e Vicentini registrava tudo com sua filmadora. O Dr. Carlos Costa Branco era cardiologista e para apurar a sua técnica na cirurgia portocava, realizava experiências em cães. Costa Branco conseguia os cachorros no canil municipal. Eles não tinham dono. Levava-os para casa, onde tinha um canil. Fazia todos os exames necessários nos animais para verificar se não tinham nenhum problema de saúde, que impedisse a realização da cirurgia.
As cirurgias eram realizadas em uma sala da casa de Costa Branco especialmente preparada. Enio Montoro, anestesista, o Dr. Saul Brofman e dona Lídia Costa Branco ajudavam, enquanto Orlando Vicentini fazia a filmagem. A seguir, o cardiologista tratava da recuperação dos animais e depois os devolvia saudáveis ao canil municipal.
A cirurgia portocava consistia na ligação de duas artérias e era realizada em casos de problema de circulação. A técnica era considerada muito delicada. Os filmes de Vicentini serviam para o Dr. Carlos Costa Branco rever a cirurgia, analisar e tirar as suas conclusões, e assim, ir aprimorando a sua técnica. Devem ter realizado pelo menos vinte cirurgias experimentais em cães, contou dona Lídia Costa Branco, em entrevista.
Muitos médicos da cidade ligados à área cirúrgica iam à casa de Costa Branco para assistir às cirurgias experimentais, pois se tratava de algo fora do comum para a época. Foi com base nestas experiências que o Dr. Carlos Costa Branco realizou com sucesso a primeira cirurgia portocava de Londrina, e possivelmente do Paraná, em um ser humano. Aconteceu na Santa Casa de Londrina, em 1955. A operação iniciou às sete horas da manhã e só terminou às cinco horas da tarde.
Fontes: “Memória: Produção Cinematográfica em Londrina”, de Caio Julio Cesaro – monografia de conclusão do curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, Universidade Estadual de Londrina, 1995 / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.