1976
A construção do Estádio do Café começou em agosto de 1974, em uma área localizada a quatro quilômetros do centro do município, na região norte da cidade. Mas as obras só foram aceleradas mesmo a partir da confirmação do convite para que o Londrina Esporte Clube (LEC), pela primeira vez, disputasse a divisão de elite do Campeonato Brasileiro de Futebol. O novo estádio tinha que ficar pronto a tempo da cidade sediar suas partidas na competição. O formato previa a participação de 54 times de diversos estados do país. Havia uma grande expectativa pelo sucesso do Londrina no torneio.
O Estádio do Café foi erguido na gestão do prefeito José Richa e sua construção foi supervisionada pelo então secretário de obras e engenheiro, Wilson Rodrigues Moreira. Seguiu o conceito de estádio olímpico, com direito a pista de atletismo e arquibancadas mais distantes do gramado. O formato de ferradura, com a abertura para o centro da cidade, proporciona uma vista privilegiada de Londrina.
A inauguração do estádio aconteceu no dia 22 de agosto de 1976, quando o Londrina Esporte Clube enfrentou o Flamengo de Zico. O jogo ficou no 1 a 1, com gols de Paraná, para o Londrina, e de Júnior, para o Flamengo. Cerca de 50 mil pessoas compareceram no campo para acompanhar a partida. A ocasião ainda registrou uma apresentação da Banda dos Fuzileiros Navais do Rio de Janeiro, como atração preliminar.
Três dias após a inauguração oficial, foi a vez de estrear o sistema de iluminação do Estádio do Café. Então, o Londrina Esporte Clube entrou em campo para enfrentar o Corinthians. E, ao final dos 90 minutos, saiu vencedor com um gol de Carlos Alberto Garcia.
A estreia do Londrina no Brasileirão, jogando no novíssimo Estádio do Café, foi um empate contra o Cruzeiro, que venceu a Libertadores daquele ano. O Londrina terminou em sexto lugar do seu grupo e não avançou de fase. Mas, estava preparado o terreno para a campanha histórica feita no ano seguinte, quando chegou às semifinais do mesmo campeonato, sendo eliminado para o Atlético Mineiro, após derrota em Belo Horizonte por 4 a 2, e empate no Estádio do Café, em 2 a 2. Se tivesse passado pelo time mineiro, teria garantido vaga na Copa Libertadores da América do ano seguinte.
Em 2000, o Estádio do Café recebeu o nome de Estádio Municipal Jacy Scaff, numa homenagem ao ex-diretor e ex-presidente do LEC, grande incentivador da modalidade. O estádio fica num complexo esportivo, junto com o Autódromo Internacional Ayrton Senna e o Kartódromo Luigi Bologhesi. E está sob a gestão da Fundação de Esportes de Londrina (FEL).
Fontes: Londrina Esporte Clube / “LEC 40 anos – do Caçula Gigante ao Tubarão”, de J. Matheus / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.