Autódromo Internacional Ayrton Senna

1992


Uma pequena pista oval, com cerca de um quilômetro de extensão e 15 metros de largura, onde os carros atingiam velocidades médias de quase 170 quilômetros, foi o ponto de partida para o surgimento do Autódromo Internacional Ayrton Senna.

A reportagem do Jornalista Marcos Garrido, da CBN Londrina, de agosto de 2022, conta que o piloto Beto Monteiro, junto com um grupo de amigos, foi o responsável pela construção do oval e pelo projeto do autódromo. O grupo reivindicou e trabalhou para convencer “as autoridades locais de que o automobilismo londrinense merecia um espaço próprio”. Beto Monteiro foi campeão brasileiro de Kart e piloto da Stock-Car; faleceu em 2014, aos 68 anos.

Viabilizado pela Lei nº 4.968, de 8 de abril de 1992, o Autódromo Internacional de Londrina foi inaugurado no dia 21 de agosto do mesmo ano. O circuito compõe um complexo esportivo que conta com o Estádio do Café e o Kartódromo Luigi Borghesi. Foi o terceiro autódromo internacional construído no Paraná, somando-se o de Cascavel e o de Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.

O autódromo foi construído por meio de uma parceria entre a Prefeitura do Município de Londrina e a Petrobras Distribuidora. Teve seu nome modificado em 25 de junho de 1994, pela Lei nº 5.803, passando a denominar-se Autódromo Internacional Ayrton Senna, em homenagem ao piloto brasileiro morto em 1º de maio de 1994.

O local foi estruturado para provas de diversas categorias do automobilismo e motociclismo. Já recebeu importantes corridas do circuito nacional e internacional, como Fórmula 3, Fórmula Ford, Fórmula Truck, Stock Car e outras. 

Sua pista principal tem 3.146 m de extensão, com áreas de escape nas curvas maiores. Oferece também 28 boxes com capacidade para quatro carros cada, ambulatório médico, heliponto, 6 lanchonetes, torre de cronometragem de 4 andares, camarotes, cerca de 800 vagas para estacionamento e acomodações com capacidade estimada para 35 mil pessoas.

O Autódromo Internacional Ayrton Senna está localizado na avenida Henrique Mansano, nº 777, no Jardim Alpes I.

Fontes: Prefeitura do Município de Londrina / CBN Londrina / Acervo Londrina Histórica.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.