1956
O Vitorino Gonçalves Dias (VGD) é o estádio de futebol mais tradicional de Londrina. Nos anos 1940, era um campinho de futebol do time da Família Mortari, dona de uma serraria e de uma cerâmica, e era utilizado em disputas entre seus funcionários. Antes de se tornar estádio, o campo também era usado por times de futebol amador de Londrina, como o extinto Esporte Clube Recreativo Operário da Vila Nova.
Quando a Prefeitura construiu a primeira parte das arquibancadas do novo estádio municipal, este campinho foi denominado de Estádio Capitão Aquiles Pimpão – pioneiro, delegado e personalidade na cidade. A área então de propriedade da Companhia de Terras Norte do Paraná, colonizadora da região, passou para o controle do Município de Londrina ainda no início da década de 1950.
A partir de 24 de junho de 1956, a praça esportiva passou a ser chamada de Estádio Vitorino Gonçalves Dias. Foi na administração do prefeito Antonio Fernandes Sobrinho (1955-1959) que o estádio começou a ser estruturado para receber partidas oficiais de futebol, além de demais eventos esportivos e outras atrações da cidade – como eventos cívicos e sociais. As obras terminaram durante a gestão de Dalton Paranaguá.
O homenageado Vitorino Gonçalves Dias foi professor de educação física e um dos grandes personagens do desenvolvimento do esporte londrinense, principalmente nas escolas. É uma figura bastante lembrada até hoje em instituições como o Colégio Londrinense e o Colégio Estadual Vicente Rijo. Dias faleceu precocemente aos 34 anos, em agosto de 1954, vítima de complicações causadas por uma mordida que levou do próprio cão. Segundo relatos da época, o professor protegeu os dois filhos quando o animal de estimação da família avançou.
O VGD pertence à Prefeitura Municipal de Londrina, que concedeu permissão de uso do estádio ao Londrina Esporte Clube (LEC). Considerado um ponto turístico, no complexo funciona a sede administrativa do clube e da Torcida Organizada Falange Azul, academia de boxe e de musculação. Desde 2017, passou a contar com o Memorial Édson Henrique dos Santos, o museu oficial do clube.
Desde 2016, o VGD não recebe jogos da equipe profissional masculina, que tem mandado os jogos no Estádio do Café.
O VGD tem capacidade para receber um público de 5.500 pessoas, de acordo com a Polícia Militar. Está localizado na rua Acre, esquina com Av. Jorge Casoni (próximo à Rodoviária).
Fontes: Londrina Esporte Clube / Foto: Yutaka Yasunaka /Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.