A foto oficial da inauguração do Ginásio Londrinense

1941


Realizada na escadaria da entrada principal do prédio, a fotografia de José Juliani feita em 1941, reunindo pioneiros, autoridades e convidados ilustres, guarda um dos momentos fundadores da educação local: a inauguração do Ginásio Londrinense.

O Ginásio Londrinense nasceu dos esforços do médico Jonas de Faria Castro (nº 10) e do advogado Ruy Ferraz de Carvalho (nº 13). Ao lado deles, o então prefeito Willie Davids (nº 8) reforçava a simbologia do momento: a educação como base de uma cidade planejada e moderna.

O nº 1 é o Tenente Santos (ou “Tenente Mamão”), que representa o braço militar presente nas celebrações oficiais. Já Milton Ribeiro de Menezes (nº 4) e José Hosken de Novaes (nº 6), futuros prefeitos da cidade, antecipam seus papeis na condução do poder público. A presença feminina, muitas vezes invisibilizada em narrativas oficiais, também ganha destaque: Francisca Faria Castro, esposa de Jonas de Castro (nº 23), Helena Farias Castro Ferraz de Carvalho (nº 16), filha de Jonas de Castro e esposa de Ruy Ferraz de Carvalho, e Carlota de Melo Peixoto Davids (nº 17), esposa de Willie Davids, são figuras de peso no registro social da cidade.

E não faltam nomes que, anos depois, se tornariam figuras de referência: o garotinho Lincoln Brasil e Silva (nº 20), por exemplo, viria a ser um respeitado médico neurologista. Já a professora Leticina Hosken (sem numeração), representa o cotidiano da sala de aula.

Na fotografia também estão os comerciantes João Antônio Benatto (nº 14) e José Bonifácio e Silva (nº 11), este acompanhado de sua esposa Idalina Brasil e Silva, ou simplesmente “Nina” (nº 24); Pedro Nolasco (nº 2), a esposa (nº 19) e o filho (nº 22); Jiminyan Frazer (nº 7); o promotor público (nº 3) e o juiz de direito (nº 12), cujos nomes não foram confirmados; o Dr. Abílio (médico) (nº 4) e sua esposa (nº 18); Luiz Estrela, funcionário da CTNP (nº 9); Antônio de Souza Coelho (nº 15); a menina Gladis (nº 21); e Lenita Faria Ferraz de Carvalho (sem numeração).

Fontes: Boni, Paulo César; Unfried, Rosana Reineri. Memórias Fotográficas. Londrina: Eduel, 2012. / Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss / Acervo Londrina Histórica.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.