1955
A ExpoLondrina – Exposição Agropecuária e Industrial de Londrina aproxima-se dos seus 80 anos. Em 1954, no Mercado Municipal Shangri-lá foi realizada uma exposição prévia, restrita à apresentação de produtos agrícolas. No ano seguinte, de fato, aconteceu a primeira Exposição Agropecuária no Jockey Club de Londrina. No acervo cinematográfico de Hikoma Udihara, sob a guarda do Museu Histórico de Londrina Pe. Carlos Weiss, há trechos da exposição de Londrina nos anos 1950, e pelas imagens, as cenas se passam no Jockey Club. Em 1964, a sede da Exposição tornou-se o Parque Ney Braga.
Desde o princípio, a exposição tinha como objetivos aproximar os produtores rurais para fortalecer o relacionamento entre eles, destacando a importância do homem do campo demonstrando sua contribuição para o desenvolvimento da sociedade, expor as novas tecnologias desenvolvidas para o trabalho com vistas a melhorar o resultado da produção agropecuária, dinamizar as transações comerciais do agronegócio e oferecer lazer e entretenimento aos visitantes.
Corria bastante dinheiro em Londrina. Vivia-se o auge do ciclo de café na segunda metade dos anos 1950 e início dos anos 1960. Foi um momento de grande desenvolvimento local. Surgiu o emblema: “Londrina: capital mundial do café”. E havia café por todo lado. Nesse período, o aeroporto da cidade chegou a ser o terceiro do país em número de pousos e decolagens de aeronaves comerciais. Entre 1950 e 1960, a população local praticamente dobrou. O censo de 1950 contabilizou cerca de 72 mil habitantes; dez anos depois já somava 134.821 pessoas.
Enquanto isso, sob a gestão da Sociedade Rural do Paraná, a ExpoLondrina crescia junto com a cidade.
Fontes: Sociedade Rural do Paraná / Acervo Folha de Londrina / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.