1930
No final da década de 1930, foi inaugurado o Posto Energina, localizado na esquina da avenida Paraná com a rua Quintino Bocaiúva, onde hoje se encontram o Edifício Regina e o Crystal Palace Hotel. A infraestrutura do posto, com sua frente voltada para o centro da cidade, não só abastecia os veículos da época, mas também marcava o início da transformação urbana da região.
De propriedade de Madi & Cia., o Posto Energina estava situado em uma área estratégica, era cercado por estabelecimentos que atendiam às necessidades dos automóveis: à sua direita, uma pequena oficina mecânica, mais tarde substituída por uma lavadora de carros; atrás, uma oficina maior de Antônio Vieira; e em frente, uma oficina de radiadores comandada por Germano, um imigrante alemão.
A fotografia que documenta o posto, apesar de seu autor e data exata serem desconhecidos, fornece pistas valiosas: os carros na imagem, fabricados entre 1937 e 1938, e a ausência de pavimentação nas ruas indicam que ela foi tirada por volta de 1939 ou 1940. A foto ganhou destaque ao ser publicada no Álbum Londrina 1941, um registro importante dos primeiros anos da cidade.
Antes do Energina, Londrina possuía apenas quatro bombas de gasolina isoladas, como na oficina de Octávio Taccola e na Casa Fuganti, por exemplo. Com a chegada do Energina, a cidade experimentou um salto qualitativo, incorporando um posto que oferecia uma variedade de produtos e serviços.
O cenário mudou durante a Segunda Guerra Mundial, quando Londrina enfrentou uma grave crise de desabastecimento de combustíveis. Muitos postos fecharam, mas a recuperação veio com o fim do conflito, em 1945. Com o aumento do preço do café no mercado internacional, a economia da região foi impulsionada, e a frota motorizada voltou a crescer.
Fontes: Boni, Paulo César; Unfried, Rosana Reineri. Memórias Fotográficas. Londrina: Eduel, 2012. / Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weis / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.