Padaria Esmeralda: um marco no início de Londrina

1937


Fundada por Antônio Colli Filho em 1937, a Padaria Esmeralda se destacou como um dos primeiros estabelecimentos comerciais de Londrina. Localizada na avenida Paraná, a padaria rapidamente se tornou um ponto de referência na jovem cidade, oferecendo um serviço raro em tempos onde era comum que as famílias produzissem seu próprio pão em fornos caseiros.

O prédio onde a padaria funcionava, construído por Frederico Schulteiss, abrigava também outros estabelecimentos comerciais, como a fábrica de guaraná Sublime, do empresário Eduardo Hosken Filho. Essa convergência de negócios transformou o local em um pequeno centro comercial essencial para a comunidade local.

O sucesso da Padaria Esmeralda está relacionado à qualidade dos produtos oferecidos e à visão de Colli, que identificou a demanda por serviços modernos em uma cidade em expansão. Ao mesmo tempo, a padaria representava um espaço de convivência, onde vizinhos e amigos se encontravam. A padaria simbolizou um momento histórico em Londrina, quando a cidade começava a construir sua identidade econômica e social. 

Naquela época, "sair numa fotografia" era um acontecimento especial, e a imagem do prédio da padaria, produzida especialmente para o Álbum Londrina – 1941, reflete o orgulho de uma comunidade em crescimento.

Com o tempo, Colli expandiu suas atividades e inaugurou outros empreendimentos, como a Confeitaria Seleta, mas a Padaria Esmeralda permanece como um marco de sua trajetória e da história de Londrina.

Fontes: Boni, Paulo César; Unfried, Rosana Reineri. Memórias Fotográficas. Londrina: Eduel, 2012. / Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss / Acervo Londrina Histórica.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.