1951
O distrito de São Luiz, localizado na região sul de Londrina, a 32 km da sede do município, surgiu com a febre do café que impulsionou o desenvolvimento do Norte do Paraná. Oficialmente criado em 11 de junho de 1951, São Luiz ocupa o 5º lugar em extensão entre os distritos rurais de Londrina, com uma área de 153,361 km². O distrito é delimitado ao sul pelo rio Taquara, que faz divisa com Guaravera, e pelo ribeirão dos Apertados, que o separa do distrito de Espírito Santo.
Antes mesmo da chegada da Companhia de Terras ao Norte do Paraná, o local onde hoje se encontra São Luiz já era ocupado por produtores rurais sem documentação formal de posse. A história contada pelos primeiros moradores sugere que São Luiz poderia ser até mais antigo que Londrina, com safristas se estabelecendo na região, atraídos pela abundante vegetação nativa composta de peroba, palmito e figueira. Essas árvores formavam um ambiente propício para o cultivo do café, pois ajudavam a proteger as plantações das geadas, criando um microclima mais seguro para os primeiros cafezais.
São Luiz fica numa bela região e é cercada pela Mata do Godoy. Nos tempos áureos do ciclo cafeeiro, o distrito era um local de prosperidade, com um alto índice populacional, o que impulsionou o crescimento do comércio local e gerou um ambiente de desenvolvimento e oportunidades. A PR-538, principal via de acesso ao distrito, conectava São Luiz a Londrina e à capital Curitiba, facilitando o escoamento da produção de café e o transporte de suprimentos. Estabelecimentos comerciais, armazéns e casas de comércio se multiplicavam, evidenciando o dinamismo e a atividade econômica do distrito.
Com a decadência do ciclo do café e a ocorrência de fortes geadas, São Luiz viu sua economia ser profundamente impactada. Muitos moradores buscaram outras atividades ou deixaram a região. No entanto, o distrito permaneceu e São Luiz é frequentemente considerado o melhor distrito rural para se viver em Londrina.
Fontes: Prefeitura do Município de Londrina / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.