Barracão da Antiga Máquina de Beneficiamento de Café

1950


No centro de Londrina, um barracão de alvenaria, do período entre 1956 e 1962, ainda se mantém como testemunho da era do café, que impulsionou o desenvolvimento econômico da região. O barracão abrigava uma antiga máquina de beneficiamento de café e é parte de um conjunto arquitetônico significativo, composto por quatro estruturas implantadas ao longo do alinhamento predial. Esses barracões são lembranças físicas do papel vital que o café desempenhou no crescimento de Londrina, especialmente nas décadas de 1950 e 1960.

Construído em alvenaria, o barracão principal apresenta características típicas da arquitetura industrial do período, como sua base de 18,35m por 25,50m e um pé-direito de 7,5m. A estrutura da cobertura, feita em tesoura de madeira aparente com shed para iluminação, é um exemplo do cuidado com a funcionalidade e a durabilidade da edificação. Essa solução permitia a entrada de luz natural, favorecendo as atividades de beneficiamento do café no interior do barracão. Originalmente, a cobertura era de telha cerâmica, substituída posteriormente por fibrocimento.

Os demais barracões, menores em comparação ao principal, possuem uma base de 10m por 25m e um pé-direito de 9m. E possuem as mesmas características construtivas que o maior. Além disso, na quadra ao lado, foi erguido em 1961 um depósito de palha de café equipado com um aparelho do sistema "Biciclne-Pinasci", que servia para otimizar o beneficiamento do café. Esse depósito, entretanto, foi demolido em 1985.

A construção do barracão foi fundamental para o desenvolvimento da cadeia do café em Londrina, que nos anos 1950 vivia seu auge. Inicialmente pertencente a Waldomiro Ferreira e Filho, o barracão passou para a Perácio Exportadora de Café a partir da década de 1970, consolidando-se como um ponto importante no processamento do café para exportação. Localizado na rua Belém, o barracão é uma peça importante do inventário arquitetônico de Londrina, fazendo parte do Plano Diretor de Patrimônio Histórico-Cultural da cidade.

Fontes: Diretoria de Patrimônio Histórico-Cultural de Londrina (Levantamento de 2018), Ficha E-92 / Acervo Londrina Histórica.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.