Irerê: o primeiro distrito de Londrina

1947


Irerê, o primeiro distrito de Londrina, guarda em suas memórias as marcas do crescimento impulsionado pelo café e do declínio que se seguiu ao ciclo cafeeiro. Localizado a cerca de 25 km da área urbana de Londrina, o distrito ocupa uma área de 135.955 m² e, segundo o censo demográfico de 2010, sua população era de 2.317 habitantes, dos quais 1.421 residem na área urbana e 896 na zona rural.

Fundado entre 1932 e 1933 na antiga Fazenda Marrecas, propriedade do engenheiro agrônomo Aristides Carvalho de Oliveira, o nome Irerê faz referência a uma ave conhecida como marreca, em homenagem à fauna local. Irerê foi oficializado como distrito de Londrina em 10 de outubro de 1947, por meio do Decreto-Lei nº 02 da Comarca de Londrina, durante o mandato do prefeito Ari Pizzato e do governador do Paraná, Moisés Lupion.

O distrito, que compreende também o Patrimônio de Taquaruna, foi um dos primeiros a sentir o impacto do ciclo cafeeiro no Norte do Paraná. A região atraiu centenas de famílias vindas de diferentes estados do país, em busca da promissora "terra roxa". Em algumas fazendas da época, chegaram a viver cerca de 120 famílias, que viam no café uma oportunidade de prosperidade. A foto mostra a igreja católica, em Irerê, nos anos 1950. 

Com o declínio da cultura cafeeira, o desenvolvimento de Irerê perdeu ritmo, mas o distrito resistiu e guarda parte importante da história da região. Seus pioneiros, como Francisco Mesquita, primeiro delegado do distrito, e Othon de Andrade e Terezinha Cintra de Andrade, que ajudaram a construir a comunidade, deixaram um legado de coragem e esperança. O espaço que antes era ocupado por extensos cafezais hoje é um símbolo de resistência e tradição.

Fontes: Prefeitura do Município de Londrina /Acervo Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss / Acervo Londrina Histórica.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.