1948
Londrina é marcada pela diversidade das expressões religiosas. Na entrada sul do Colégio Mãe de Deus, acesso pela rua Goiás, encontra-se um dos diversos símbolos de religiosidade que a cidade possui: o Santuário de Schoenstatt. Lugar de fé e história, a capelinha é uma réplica perfeita da original localizada na Alemanha.
A história do local de adoração à Mãe, Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável de Schoenstatt está diretamente ligada ao desenvolvimento de Londrina. Foi ao lado de uma pequena árvore, hoje uma mangueira frondosa, nos jardins do Colégio Mãe de Deus, em 25 de abril de 1948, que o padre Kentenich colocou a pedra fundamental do Santuário. Foram dois anos de construção até a inauguração em 18 de maio de 1950.
O Santuário em Londrina foi o segundo construído no Brasil pela ordem das Irmãs Maria de Schoenstatt. Hoje são 23 espalhados pelo país. Sua origem é num pequeno lugar na Alemanha, chamado Schoenstatt, ao sul do país. Schoenstatt quer dizer “belo lugar”. E veio para o Brasil por meio das missionárias Irmãs Maria de Schoenstatt, em 1935; em Londrina, chegaram no ano de 1936.
Edificada nos jardins do Colégio Mãe de Deus, a capelinha não tinha visibilidade externa, por causa dos muros que cercam o terreno. Por isso, durante as comemorações do Jubileu de 60 anos da fundação do Santuário de Schoenstatt em Londrina, o Movimento Apostólico de Schoenstatt promoveu a substituição de parte do muro por uma espécie de vitrine, tornando possível vê-lo a quem passa pela rua Goiás, na altura do Colégio Mãe de Deus.
O lugar é templo de oração e também um espaço que acolhe a todos que queiram visitá-lo, londrinenses e pessoas de fora. Até antes da pandemia da COVID-19, a pequena capela recebia por dia, em média, cerca de 300 pessoas.
Atualmente, o Santuário fica aberto diariamente, das 7h às 21h.
Fontes: Acervo Colégio Mãe de Deus / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.