1934
A fotografia em preto e branco revela a Farmácia Gomes, de Daniel Gomes Leme, um dos primeiros farmacêuticos da cidade. Ele chegou em Londrina em 1933 e no ano seguinte fundou a farmácia que se localizava na rua Minas Gerais, entre as ruas Sergipe e Maranhão. Era uma das farmácias pioneiras da cidade, destacando-se por ser a única que não possuía endereço na avenida Paraná, principal eixo comercial da época.
Na imagem, Daniel Gomes Leme aparece atrás do balcão, olhando para a câmera, com uma expressão serena e confiante. Ao seu lado, vemos seus filhos Porfírio, Walter e Daniel Filho, lembrando que, naquela época, era comum que o trabalho fosse uma extensão da família, com as crianças frequentando o estabelecimento e testemunhando de perto o ofício do pai.
Daniel era conhecido por ser um exímio aviador de fórmulas, profissional capaz de preparar remédios com precisão. Esse trabalho envolvia pesar, misturar e combinar ingredientes ativos e excipientes, seguindo as orientações da receita médica. Além de atender na farmácia durante o horário comercial, ele mantinha ingredientes para manipular medicamentos em sua própria casa, garantindo atendimento às necessidades da comunidade.
A Farmácia Gomes era um ponto de referência para os moradores de Londrina, oferecendo alívio e cuidado em uma época de infraestrutura precária e poucos recursos médicos. Em 1939, Daniel anunciou a mudança do estabelecimento para um prédio próprio na mesma rua (rua Minas Gerais, 617), indicando o crescimento do empreendimento e o reconhecimento que conquistou entre seus clientes.
Em 1948, Daniel Gomes expandiu seus negócios e se tornou representante de importantes laboratórios, ocupando as salas 7, 9 e 12 do edifício da Associação Comercial de Londrina. No entanto, depois, em algum momento, ele decidiu seguir um novo rumo e transferiu-se para o vilarejo de Taquara do Reino, entre Ibiporã e Sertanópolis, onde abriu uma nova farmácia.
Daniel foi casado com Iracema Leme, com quem também teve uma filha chamada Luiza.
Fontes: Boni, Paulo César; Unfried, Rosana Reineri. Memórias Fotográficas. Londrina: Eduel, 2012. / Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.