Surgiu o Londrina Esporte Clube

1956


Nos tempos que morou em Rolândia, junto com o irmão Luiz, em 1947, José Luciano de Andrade fundou o Nacional, um dos primeiros clubes profissionais de futebol do Norte do Paraná. Logo, mudou-se para Londrina. Mas, um dia, sabendo que o Nacional receberia o grande Vasco da Gama do Rio de Janeiro para um confronto, Andrade deslocou-se para lá e foi assistir ao jogo. Viu o time da casa vencer o adversário por 3 a 2. 

Na viagem de volta a Londrina, ao lado do médico Wallid Kauss, papo vem, papo vai, surgiu a questão: se Rolândia pode, porque Londrina não pode ter também um time capaz de enfrentar o Vasco em condições de igualdade? A ideia foi levada para uma mesa de restaurante. O assunto ganhou corpo e cada vez mais adeptos. Tão logo ficou sabendo, o proprietário do estabelecimento, Pietro Calloni, italiano fanático por futebol, se juntou ao médico alemão e ao advogado.

Somou-se ao trio o gerente da agência do Banco do Brasil, Paulo Schmidt, que chegou sugerindo o nome: Londrina Futebol Clube, que logo foi adotado. Os encontros tornaram-se uma agenda fixa. O grupo não parava de crescer e aumentava também o número de mesas reservadas no restaurante para a discussão do assunto. A essa altura, já participavam o juiz Ismael Dornelles de Freitas, o médico Osvaldo Palhares e o professor Silveira Santos. Também Camilo Simões, Fioravante Bordin, Nicola Pagan, Algacir Penteado e Francisco Arrabal. Com tanta gente envolvida, era a hora dos trâmites formais. 

A reunião para eleger a primeira diretoria do Londrina aconteceu no salão nobre do Hotel Monções. Além de muitos desportistas, estiveram presentes o prefeito, Antonio Fernandes Sobrinho, e o secretário da Prefeitura, Mário Cunha. Passados os debates, o estatuto e a composição da diretoria foram aprovados. Paulo Carvalho Braga incumbiu-se de lavrar a ata da reunião: "Aos cinco dias do mês de abril de mil novecentos e cinquenta e seis, às vinte horas, compareceram os abaixo assinados, os quais, de comum acordo deliberaram fundar um clube de futebol profissional e demais esportes, o qual recebeu o nome de Londrina Esporte Clube." 

A composição da primeira diretoria contava com cinco "presidentes de honra": o prefeito Antonio Fernandes Sobrinho, o juiz Ismael Dorneles de Freitas, Julio Fuganti, Leônidas Rezende e Pietro Calloni. Sem perder tempo, o grupo elegeu naquela mesma noite técnico do time de futebol: José Luciano de Andrade, que acumulou a função de supervisor. Como nasceu como clube, sem restringir-se ao futebol, na oportunidade também foi eleito o diretor social: Antonio de Silveira Santos, que era promotor na cidade.

E, um livro de ouro, caderno personalizado para a arrecadação de fundos, foi aberto pelo comendador Julio Fungati com a quantia de Cr$ 50.000. Logo, as doações alcançaram as cifras em torno de Cr$ 800.000. Para o time de futebol, foram feitas diversas peneiradas com jogadores amadores locais visando formar o elenco. Assim, surgiram nomes como: Rubinho, Nery, Valter, Pozzi, Zolan, Comida, Ioiô, Gino, Pinduca, Zezinho, Gatão e Lelé. 

Fontes: Londrina Esporte Clube / Acervo Londrina Histórica.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.