1971
O entusiasmo que levou à fundação do Foto Clube de Londrina (FCL) em maio de 1971 não demorou a se transformar em ação. Em menos de um ano, o clube já enfrentava seu primeiro grande desafio: a organização do primeiro Salão Nacional de Arte Fotográfica, realizado em dezembro de 1972. Esse evento marcaria o início de uma série de contribuições significativas para a fotografia no Brasil.
A primeira assembleia geral do FCL, em agosto de 1971, resultou na aprovação do estatuto social e na eleição da primeira diretoria oficial. Antônio Ferreira dos Santos foi eleito presidente, com Kyria Lane Reyes como vice-presidente, Vivian Kern como secretária, ngelo Portelo Neto como tesoureiro, Manoel Lopes Damazio como diretor de laboratório, e Paulo Osamu Sakamoto como diretor sem pasta. Essa estrutura organizacional deu ao clube a base necessária para crescer e enfrentar novos desafios.
Com apenas um ano de existência, o FCL se lançou na ambiciosa tarefa de realizar o seu primeiro salão nacional. Apesar da falta de experiência, o clube recebeu orientações valiosas de Günther Horta Luderer, membro do Clube Foto Filatélico Numismático de Volta Redonda e diretor da Confederação Brasileira de Fotografia e Cinema. O evento foi um sucesso, com seu catálogo sendo comparado aos melhores do mundo por artistas como Raul Eitelberg.
O sucesso do primeiro salão deu ao FCL a confiança necessária para continuar organizando eventos. O segundo salão, realizado em 1973, contou com uma comissão julgadora composta por renomados fotógrafos de outros clubes brasileiros. Entre eles estavam Mário Simões Alves, da Associação Carioca de Fotografia, Raul Eitelberg e José Roberto Hofling, do Foto-Cine Clube Bandeirante. A participação desses artistas elevou o padrão do evento e ofereceu uma oportunidade inestimável para os membros do FCL aprenderem e crescerem em sua prática fotográfica.
A partir de 1974, a comissão julgadora dos salões passou a ser composta pelos próprios associados do FCL, refletindo o amadurecimento e a confiança dos membros em sua capacidade de avaliar e promover a arte fotográfica. Além disso, o clube começou a participar ativamente de salões nacionais e internacionais, conquistando premiações e reconhecimento.
O espírito de inovação e o compromisso com a excelência permitiram ao FCL se destacar como uma das principais instituições fotográficas do Brasil. Esse período inicial foi fundamental para estabelecer uma base sólida que permitiria ao clube continuar a influenciar a cena fotográfica nacional por décadas.
Fontes: Foto Clube de Londrina / Acervo Londrina Histórica.
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