Fundação da Associação Médica: um marco na história da saúde de Londrina

1941


O trabalho de mais de 80 anos da Associação Médica de Londrina contribui para que a cidade seja reconhecida em um dos setores mais importantes da vida humana: a saúde. Esta história começou quando um grupo de profissionais da saúde uniu forças para fundar uma entidade que representasse e cuidasse dos interesses das suas respectivas profissões. Em 22 de junho de 1941, a primeira reunião foi realizada e, por aclamação, o médico Adolfo Barbosa Góis foi eleito presidente e o farmacêutico Orestes Medeiros Pullin, secretário. O objetivo do grupo era promover encontros para aproximar os profissionais e promover o aprimoramento científico, resultando na criação da Sociedade Médica, Odontológica e Farmacêutica de Londrina.

Posteriormente, em 18 de outubro de 1941, data que se comemora o Dia do Médico, a entidade foi oficialmente criada e denominada Sociedade Médica de Londrina, mesmo com a participação de outros profissionais da área da saúde em seu quadro associativo. No entanto, um acordo foi firmado para que cada grupo de profissionais pudesse constituir sua própria entidade no futuro. Nas primeiras reuniões, os temas eram preparados pelos convidados ou pelos próprios sócios e apresentados com ênfase na oratória. Somente em 1944, por iniciativa do então presidente Newton Câmara, começaram a ser organizados eventos científicos da entidade, com um congresso regional anual de medicina. A história conta que, por sugestão do professor Mário Abreu, considerado um mestre da medicina paranaense, o evento recebeu o nome de Semana Médica Regional do Norte do Paraná. Em 1950, instala-se a Regional do Norte do Paraná, do Colégio Internacional de Cirurgiões.

Ao longo dos anos, a entidade passou por diversas mudanças e evoluções. Em 1956, por força de uma alteração em seu estatuto social, a Sociedade Médica de Londrina foi rebatizada como Associação Médica de Londrina. E, em 1964, mesmo ainda sem ter a sua construção concluída, é realizado o primeiro evento da entidade em sua sede própria. Já com 20 edições realizadas, em 1966, o Congresso Regional Anual de Medicina foi renomeado para Congresso Médico de Londrina. A quantidade de encontros aumentou, acompanhando o avanço da medicina e o reconhecimento das especialidades médicas.

A organização institucional da Associação se desenvolvia de forma tão dinâmica quanto a medicina. Em 1968, os departamentos científicos da Associação Médica de Londrina foram institucionalizados com a adoção de regimentos internos, visando facilitar a promoção científica e a reunião de especialistas. A partir desse momento, o Congresso Médico de Londrina passou a ser realizado bienalmente. 

Fontes: Associação Médica de Londrina / Acervo Londrina Histórica.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.