1935
No alvorecer de sua história, Londrina, um município que emergia como uma promessa de desenvolvimento no Norte do Paraná, enfrentava desafios típicos de uma localidade em formação. Um dos mais prementes era estruturar um sistema de funcionalismo público que atendesse às necessidades básicas da sua população crescente. Entre essas, a educação se destacava como uma urgência inadiável, crucial para o futuro da comunidade.
Após a emancipação política de Londrina, um documento revelador, identificado como o segundo decreto do executivo, esclarece as prioridades do jovem município. Este decreto ressalta a importância dada à educação, detalhando a alocação de fundos para o pagamento de dois professores nas escolas de Heimtal e Nova-Dantzig, ambas iniciativas de imigrantes. Cada professor recebia 150 mil-réis por mês, uma quantia significativa para a época, que refletia o valor que a nova administração atribuía à educação.
Heimtal e Nova-Dantzig, escolas citadas no decreto, representavam instituições educacionais e também funcionavam como centros de preservação cultural para as comunidades de imigrantes que se estabeleciam na região. O esforço para subsidiar essas escolas indicava um reconhecimento precoce de que a diversidade cultural e a educação eram pilares para o desenvolvimento sustentável de Londrina.
A abordagem pioneira de Londrina na gestão da educação pública, embora focada inicialmente em pequenas comunidades, semeou as bases para um sistema educacional mais robusto. Com o passar dos anos, este sistema não só atenderia a uma população em rápida expansão, mas também serviria de modelo para outras regiões do Brasil em desenvolvimento.
Este compromisso com a educação, já evidente nos primeiros anos de Londrina, é um testemunho do papel vital que a educação desempenha na fundação e no avanço das sociedades.
Fontes: Tony Honorato e Bruna Ester Gomes Yamashita. Ações municipais de Londrina-PR na estruturação da profissão de professor (1934-1963). Educ. Rev. vol.38 Curitiba 2022 Epub 28-Out-2022 / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.