A Escola de Professores de Londrina

1945


A trajetória da formação de professores em Londrina revela uma saga de superação e progresso. No início dos anos 1940, a demanda pela formação de professores em Londrina era crescente. Em 1945, surge a Escola de Professores de Londrina, um marco significativo na capacitação pedagógica, crucial para o desenvolvimento regional. 

Fundada pelo decreto estadual nº 209 de 17 de fevereiro de 1944, durante a gestão do interventor Manoel Ribas, a escola se alinhava ao Regulamento das Escolas de Professores do Paraná, de 1938, indicando um esforço do estado para padronizar e elevar a qualidade da educação. Originalmente funcionando em uma modesta sala do Grupo Escolar Hugo Simas, a instituição enfrentou desafios significativos devido à falta de um espaço dedicado exclusivamente ao ensino normal.

A escola, destinada a forjar o futuro educacional da região, compartilhava espaço, limitando seu potencial expansivo. A situação chegou a um ponto crítico em uma sessão da Câmara Municipal em 13 de fevereiro de 1950, protagonizada pelo vereador Manoel Jacinto Correia  (PTB), que, em um discurso intenso, destacou a insuficiência da infraestrutura. Correia enfatizou a urgência de um espaço próprio que não somente atenderia às necessidades dos futuros professores, mas também liberaria o Grupo Escolar para servir mais crianças em idade escolar.

Apesar dos obstáculos, a escola demonstrou resiliência. Entre 1946 e 1962, emitiu 423 diplomas, contribuindo significativamente para o ensino na região. Muitos dos diplomados foram posteriormente nomeados para o ensino primário por atos municipais, integrando-se ao sistema educacional local e fortalecendo o tecido pedagógico da comunidade.

Nesse período, o ensino normal público mudou de denominação diversas vezes: Escola Normal Secundária, Escola Normal Secundária Euclides da Cunha, Curso Normal Regional de Londrina, Escola Normal Ginasial Dr. Zacarias de Góes e Vasconcelos. Em 1963, foi criado o Instituto de Educação de Londrina (IEL), que assumiu as funções do ensino normal público. 

Na foto, alunas da primeira turma da Escola de Professores de Londrina.

Fontes: Tony Honorato e Bruna Ester Gomes Yamashita. Ações municipais de Londrina-PR na estruturação da profissão de professor (1934-1963). Educ. Rev. vol.38  Curitiba  2022  Epub 28-Out-2022 /  Acervo Londrina Histórica.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.