1980
O Tiro de Guerra de Londrina 05-003 (TG 05-003) faz parte do Comando da 5ª Região Militar (Exército Brasileiro - Comando Militar do Sul). A origem do Tiro de Guerra remonta ao ano de 1902, com a fundação de uma sociedade de tiro ao alvo no Rio Grande (RS). A partir de 1916, com a campanha de Olavo Bilac pelo serviço militar obrigatório e o apoio do governo municipal, a sociedade de tiro tornou-se o primeiro Tiro de Guerra destinado à formação de reservistas do Exército Brasileiro. Atualmente, existem mais de 200 tiros de guerra em todo o Brasil.
A palavra "Tiro" vem do latim e é usada para descrever um novato, jovem soldado e recruta. Os TGs são uma parceria entre o Exército Brasileiro e a sociedade brasileira e visam desenvolver nos jovens atributos como liderança, persistência e camaradagem. Suas unidades estão situadas em cidades sem quartel, permitindo que os jovens que completam 18 anos prestem o serviço militar obrigatório sem sair da sua localidade.
Os jovens que servem nos TGs são chamados de "Atiradores". A formação do atirador é realizada ao longo de nove meses, com uma carga reduzida de 12 horas por semana, permitindo que o atirador concilie o treinamento militar com trabalho e estudo. Institucionalmente, os Tiros-de-Guerra são Órgãos de Formação da Reserva (OFR), que possibilitam a prestação do serviço militar inicial, no município sede do TG, dos convocados não incorporados em Organização Militar da Ativa (OMA), de modo a atender à instrução, conciliando o trabalho, o estudo e o convívio familiar do cidadão.
Essa parceria entre os três entes (Exército, Poder Executivo Municipal e Cidadão), tem se mostrado, ao longo de décadas, um instrumento de educação e de civilidade nos mais distantes rincões do território nacional.
Fontes: Prefeitura do Município de Londrina / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.