1952
O imponente templo de linhas neogóticas, com suas características torres e belos vitrais, é ponto de referência no centro de Londrina desde sua inauguração, em 1952. Mas a história da Igreja Presbiteriana Independente na cidade é ainda mais antiga.
Logo no início de Londrina, chegaram à cidade as primeiras famílias evangélicas, sendo a maioria do interior de São Paulo. Sua primeira sede foi uma modesta construção de madeira, iniciada em 1936 e inaugurada em 1937, na rua Mato Grosso, entre as ruas Espírito Santo e Goiás. Como quase toda edificação da época, foi feita com as tábuas de madeira abundantes na região.
Ali, a comunidade presbiteriana pioneira se reunia para os cultos, acompanhando de perto o desenvolvimento dos primeiros anos do município. Formada inicialmente por 120 membros, entre adultos e crianças, a igreja emancipou-se eclesiasticamente em 10 de julho de 1938. A igreja prosperava e via as casas de madeira darem lugar aos prédios de tijolos, as ruas de terra batida se transformarem em asfalto.
Já nos anos 1940, porém, a igreja tornara-se pequena demais para acolher os fiéis, cada vez mais numerosos. Decidiu-se então construir um templo maior e mais sublime, à altura da proeminência que a igreja alcançara na cidade. No mesmo endereço, a pedra fundamental foi assentada no final daquela década.
Com árduo trabalho e a dedicação de muitos, o atual prédio foi inaugurado em 1952, após seis anos de obras. De influências neogóticas, os traços marcantes da igreja mostram uma torre central e duas torres menores nas laterais, além dos vitrais coloridos vistos tanto na parte externa quanto interna da edificação.
A igreja continuou crescendo e foi preciso buscar um lugar maior. Assim, em 1993, a igreja adquiriu o Espaço Esperança. No início dos anos 2000, também construiu um local de culto na Vila Marízia. O templo da rua Mato Grosso manteve-se como um marco histórico para a comunidade presbiteriana e para a cidade. Atualmente, no local, funciona o Instituto Esperança e seus projetos.
Fontes: Otávio Yassuo Shimba e Flávio H. Uren da Rosa. Londrina cidade cenário. Londrina: Midiograf, 2000. / Paulo César Boni. Fincando estacas! A história de Londrina (déc.30) em textos e imagens. Londrina: Ed. do autor, 2004. / Igreja Presbiteriana Independente / Roteiro da diversidade religiosa da cidade de Londrina (https://www.educacaopatrimonial.com.br/roteiros-culturais) / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.