A Cativa Cooperativa Agropecuária

1964


Em Londrina, no ano de 1964, quando um grupo de produtores rurais se uniu para fundar uma cooperativa voltada à captação e industrialização do leite, dificilmente imaginava que aquela singela iniciativa local se transformaria numa das indústrias de referência do setor lácteo da região Sul do país décadas depois. Com visão, humildade e trabalho árduo, aqueles pioneiros foram erguendo alicerces sólidos para a Cativa Cooperativa Agropecuária.

Cimentada nos valores do cooperativismo – a crença no trabalho conjunto e as relações em pé de igualdade –, a Cativa prosperou sem nunca se descuidar de suas origens. Da captação de leite in natura aos mais modernos derivados lácteos, seu portfólio cresceu junto com os cooperados. Novos elos da cadeia produtiva foram agregados, como assistência técnica, lojas de insumos e suplementos nutricionais. 

Um processo que, ao longo dos anos, pode ser traduzido, por exemplo, pela criação da TransCativa, a Fábrica de Sal e as inúmeras Lojas Agropecuárias. O investimento constante em tecnologia e inovação, promovendo capacitação profissional e apoio ao agropecuarista, proporcionou o aperfeiçoamento dos serviços de suporte veterinário e agrônomo oferecidos aos cooperados. 

Marcos recentes como as aquisições da Confepar, em 2018, e da unidade industrial da Mococa, em 2019, alçaram a Cooperativa ao posto de maior indústria láctea do Paraná. Seu portfólio de lácteos, queijos e suplementos atende desde o mercado regional até o internacional. Conquistas que reafirmam seu protagonismo cooperativista.

Por meio de sua trajetória, a Cativa mostra que seu vigor nunca partiu de grandes aquisições ou fusões milionárias, mas da união de esforços em torno de um objetivo só: levar adiante, juntos, o sustento de muitas famílias e a economia de toda uma região. Sem perder de vista os elos menores dessa corrente, a Cativa só fez crescer.

Fontes:  Cativa Cooperativa Agropecuária / Acervo Londrina Histórica.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.