1993
Em meio à expansão muitas vezes desordenada das cidades brasileiras, Londrina conta, desde 1993, com um órgão dedicado a pensar e planejar seu desenvolvimento de forma integrada e sustentável: o Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL).
Criado em 27 de julho de 1993, pela lei municipal nº 5.495, como órgão da Prefeitura Municipal de Londrina, o IPPUL completa três décadas gerindo o crescimento urbano e definindo diretrizes que impactam diretamente na qualidade de vida dos londrinenses. Seu trabalho técnico, reflexivo e propositivo é essencial, por exemplo, para melhorar a mobilidade, prevenir acidentes de trânsito e garantir espaços públicos adequados para uma população que não para de crescer.
Com equipe multidisciplinar, o Instituto desenvolve projetos, analisa impactos urbanísticos e monitora a aplicação do Plano Diretor. Londrina é uma das poucas cidades brasileiras privilegiadas com um instituto de pesquisa e planejamento urbano e pode se preparar de forma proativa para os desafios futuros, graças a essa engrenagem que planeja seu desenvolvimento há 30 anos, conciliando técnica e participação social, pois o Instituto se coloca sempre aberto para consultas e sugestões.
O IPPUL é um patrimônio da sociedade londrinense. Seu trabalho dedicado dia após dia permite que o planejamento urbano integrado, com foco na qualidade de vida das pessoas, seja uma realidade palpável em meio ao frenético crescimento das cidades.
O Instituto é organizado em uma assessoria técnica e quatro diretorias: trânsito e sistema viário, planejamento urbano, projetos e administrativo-financeira. Está localizado na rua Anísio Rigioli, centro cívico.
Na foto, está uma versão dos estudos feitos para a transposição do Lago Igapó 1.
Fontes: IPPUL - Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.