Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (Ilece)

1960

Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (Ilece)


O Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (Ilece) tem sido referência de inovação e esperança no campo da educação especial. Sua fundação aconteceu em 12 de março de 1960, quando Casuhê Yassuda Udihara, com o apoio do seu marido, o médico pediatra Isao Udihara, e um grupo de amigos, em especial do Rotary Clube, fundou a instituição em sua residência.

O Ilece destaca-se por sua longevidade e por sua abordagem pioneira e multifacetada no atendimento a pessoas com deficiências intelectuais e múltiplas. Ao longo das décadas, evoluiu de uma instituição focada em educação para se tornar um centro abrangente que oferece uma variedade de serviços, incluindo atividades culturais, assistenciais, de saúde, estudo e pesquisa, desportivas e de integração social. É reconhecido por sua natureza filantrópica e sua importância para a comunidade, tendo sido declarado de Utilidade Pública em níveis municipal, estadual e federal. 

O Instituto foi pioneiro em Londrina no uso da tecnologia do Pediasuit, em 2013. O tratamento complementa as sessões de fisioterapia, sendo indicado para pacientes com comprometimento motor, fortalecendo a musculatura e melhorando a movimentação e a sustentação. Outro marco que o destaca na promoção da autonomia e inclusão social foi a implementação de um parque adaptado para cadeirantes em 2019. Os brinquedos foram adquiridos com recursos próprios, arrecadados pelo Clube de Mães. A estrutura significa alegria, lazer e inclusão para alunos cadeirantes, com autonomia e segurança.

O Ilece não se limita apenas ao tratamento e educação. Ele também foca no desenvolvimento da independência e de habilidades de vida através de programas de trabalho e atividades recreativas. Sua abordagem é holística, englobando desde a educação infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA), sempre com uma perspectiva individualizada. A instituição tem sede na avenida Juscelino Kubitscheck, 1792, centro, e sub-sede na avenida Presidente Eurico Gaspar Dutra, 80, no conjunto Cafezal 1.

Fontes: Instituto Londrinense de Educação para Crianças Excepcionais (Ilece) / Portal Ideia Delas / Acervo Londrina Histórica.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.