Capela São Miguel Arcanjo

1930



A diversidade da arquitetura encontrada em Londrina pode ser percebida nas construções religiosas, como o templo budista Hompoji, fundado em 1940, com típica arquitetura japonesa, todo construído em madeira; a capela São Miguel Arcanjo, erguida em madeira na década de 1930, patrimônio da cidade, que resgata a identidade da comunidade do Heimtal, a mais antiga de Londrina; e a Catedral de Londrina, inaugurada em 1934, dedicada ao Sagrado Coração de Jesus.

Destas três edificações, o Londrina Histórica dedica esse texto à Capela São Miguel Arcanjo que teve sua primeira edificação liderada por Giácomo Violin, João Lerhbaun e João Salomão, entre os anos de 1930 e 1936. Na década de 1940, uma transformação ocorreu. A pequena estrutura de madeira deu lugar a uma construção de alvenaria, uma mudança que simbolizava a crescente resiliência da comunidade. Esta nova capela, construída com tijolos sobre barro, era um reflexo do espírito comunitário, sendo fruto do trabalho coletivo dos moradores locais.

A construção em alvenaria possui uma área de entorno de 300 m², é composta por uma torre central e uma cobertura em telha cerâmica de três águas. Possui ornamentação simples, como molduras nos arremates e na torre; pináculos na fachada e na torre; um ícone de São Miguel Arcanjo no arco da fachada e um belo forro de madeira, resultado do trabalho  dos artesãos carpinteiros da época.

No entanto, a história da Capela São Miguel Arcanjo é também uma narrativa de luta e preservação. Na década de 1990, a estrutura, fragilizada por abalos, rachaduras, infiltrações e cupins, enfrentava o risco de demolição. Era um momento crítico, onde o patrimônio histórico e cultural da cidade estava sob risco. Foi então que a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria da Cultura e do IPAC (Inventário e Proteção do Acervo Cultural) da UEL, com o apoio de empresas e da comunidade, interveio para salvar este ícone da cidade.

Durante um ano, a capela passou por uma restauração meticulosa, reforçando sua estrutura e preservando seus elementos originais, como o madeirame, o reboco e o telhado. O processo de restauração foi mais do que uma simples reforma física; foi um ato de revitalização cultural e histórica, finalizado com a entrega à comunidade em 25 de setembro de 1994. A Capela São Miguel Arcanjo está localizada na avenida Ludwig Ernest.

Fontes: Secretaria Municipal de Cultura / Acervo Londrina Histórica.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.