1929
George Craig Smith chefiou a expedição pioneira de Londrina. Em 21 de agosto de 1929, aos 20 anos, o então funcionário da Companhia de Terras Norte do Paraná cumpriu a missão recebida e alcançou o local que ficou conhecido como o Marco Zero da cidade.
Apenas dois meses depois, o dia 24 de outubro ficou conhecido como a “Quinta-feira Negra” (em inglês, Black Thursday), em razão do crash da Bolsa de Valores de Nova Iorque. O acontecimento desencadeou uma enorme depressão econômica, considerada a pior crise econômica da história dos Estados Unidos, pela abrangência e pela duração de seus efeitos que impactaram o mundo todo.
Batizada como a caravana pioneira, o pesquisador e escritor Nelson Tomazzi visualiza a expedição de Smith como uma ação de tomada de posse. George Craig Smith mediu e demarcou as terras, derrubou as matas e começou a construir as primeiras casas. Era o início da colonização nas terras da Companhia de Terras Norte do Paraná.
Em 2020, José Antonio Pedriali, escritor e jornalista, publicou o livro "George, o Guardião da História". Este impresso reúne artigos e reportagens de vários autores sobre a vida do pioneiro. Segundo Pedriali, em uma entrevista ao jornal Folha de Londrina, o livro é o primeiro trabalho dedicado a Smith e aborda sua infância na Inglaterra, país de origem de seu pai, sua juventude dedicada à empresa colonizadora, sua vida adulta em São Paulo como representante comercial, seu tempo em um seminário da congregação batista nos Estados Unidos e sua missão religiosa às margens do Rio Araguaia, no Tocantins.
Smith retornou a Londrina 40 anos depois de ter deixado a cidade por um conflito sentimental e se dedicou a preservar a história da fase pioneira e a servir à Primeira Igreja Batista. Recebeu a cidadania honorária de Londrina e do Paraná e o título de "sir", maior honraria da realeza britânica. George Craig Smith nasceu em São Paulo em 1909 e faleceu em Londrina no ano de 1992, onde estão os seus restos mortais.
Fontes: “George, o guardião da história”, de José Antonio Pedriali, 2020 / http://www.josepedriali.com.br/2020/08/george-o-guardiao-da-historia-refaz.htm / Acervo Folha de Londrina / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.