O restaurante O Espanhol

1982


Em meio ao cenário urbano de Londrina, a avenida Santos Dumont, 980, já não conta mais com as delícias do restaurante O Espanhol. Este estabelecimento, que por quase quatro décadas seduziu paladares com sua autêntica culinária espanhola e pratos com frutos do mar, sucumbiu à crise gerada pela pandemia da COVID-19 e encerrou suas atividades em 2020. 

O Espanhol foi aberto em 1982, em uma casa de madeira na rua Paranaguá. Naquela época, servia porções de sardinha assada e casquinha de siri, entre outras. Depois, mudou-se para um espaço maior, na avenida Higienópolis, próximo à avenida JK. Foi quando o famoso Peixe na Telha entrou para o cardápio e não saiu mais, pois tornou-se o carro-chefe da casa. Em 1986, o restaurante foi para um novo local: manteve-se na Higienópolis, mais perto do Lago Igapó. 

Em 1999, O Espanhol transferiu-se para a avenida Santos Dumont. O cardápio era bem diversificado, com opções de camarão, frutos do mar, peixes e petiscos variados. A fama era de que todos os pratos do cardápio eram bons. Mas, se o cliente ficasse em dúvida, o Peixe na Telha era o pedido certo; o prato vinha com tempero “potente” e servia muito bem de duas a três pessoas. Famoso também ficou o pão de queijo, servido quentinho no couvert. 

Administrado pelo sócio-proprietário José Claro Ferreira, o restaurante era conhecido por sua qualidade e tradição, sendo um dos mais famosos de Londrina. Era frequentado por moradores e turistas e possuía um ambiente bastante acolhedor. Quando fechou, o Espanhol tinha 19 colaboradores. 

A pandemia da COVID-19 desencadeou uma crise sem precedentes no setor gastronômico mundial. Entre março e setembro de 2020, o segmento de serviços de alimentação figurou entre os mais impactados no Brasil, com cerca de 335 mil estabelecimentos fechando as portas. O Espanhol, infelizmente, entrou para essa estatística, simbolizando não apenas uma perda culinária, mas também cultural e histórica para Londrina.

Fontes: Acervo Folha de Londrina / Página de José Claro Ferreira, no Linkedin / Blog Baixa Experimenta / Acervo Londrina Histórica.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.