1993
Por iniciativa da Secretaria Municipal da Cultura, foi realizado de 24 a 28 de março de 1993 o "I Encontro de Cinema e Vídeo de Londrina". Sua programação contemplou mostras de cinema e vídeo, palestras e debates envolvendo a comunidade londrinense e tinha como principal objetivo incentivar a produção local. É importante rememorar o contexto: a produção de cinema nacional havia sofrido um grande golpe em 1990, quando o presidente Fernando Collor de Mello lançou o Programa Nacional de Desestatização (PND) que, entre suas medidas, extinguiu a Embrafilme. Assim, os anos seguintes foram de reconstrução da política pública para o Cinema Brasileiro.
A programação do "I Encontro de Cinema e Vídeo de Londrina" apresentou no Cine Ouro Verde uma mostra de filmes em 35mm. Foram exibidos curtas: "Desterro" de Eduardo Paredes, de Santa Catarina, com fotografia do londrinense Peter Lorenzo; o "Mundo Perdido de Kosák", dirigido pelo cineasta curitibano Fernando Severo e também com a fotografia do londrinense Peter Lorenzo. O único longa-metragem foi "A Maldição de Sampaku", de José Joffily, do Rio de Janeiro. Na programação do evento houve a mostra de vídeos experimentais de produtores independentes de Curitiba, na Associação Médica de Londrina. Também, na Mostra Livre de Vídeo, foram apresentados trabalhos produzidos por profissionais e amadores de Londrina e região. Paralelo a estas, aconteceu a mostra itinerante do Festival do Minuto.
Nos debates realizados durante o Encontro foram abordados os temas: "O cinema no Brasil na era Itamar", que teve como palestrantes os cineastas José Joffily, do Rio de Janeiro, e Fernando Severo, de Curitiba, sob a coordenação de Carlos Eduardo Lourenço Jorge, diretor de Cinema e Vídeo da Casa de Cultura da UEL. "Democratização dos Meios de Comunicação", com Bete Costa, representante do "Fórum Nacional pela Democratização dos Meios de Comunicação" e Renato Marochi, representante da Associação Brasileira de Vídeo Popular. Coordenação: Regina Toledo, presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Londrina. "Cineclube", com Fernando Severo e Carlos Eduardo Lourenzo Jorge.
Alberto Baunstein, presidente da APTI - Associação Paulista dos Teleprodutores Independentes - falou sobre: "O que é "APTI", sob a coordenação de Lino Tucunduva Neto, representante da Comissão Pró-Associação de Produtores Independentes de Vídeo de Londrina. Com a coordenação de Vanerly Beloti, Diretora do Departamento de Ação Cultural de Londrina, falou Regina Walbach, Diretora do MIS - Museu da Imagem e do Som - de Curitiba, e Sérgio Martinelli, representante do MIS de São Paulo, sobre o tema: "Vídeo: alternativas de criação e trabalho". E, "O Vídeo Nos Movimentos Populares", com Rodolfo dos Santos, Diretor Estadual da Associação Brasileira de Vídeo Popular e coordenação de Kennedy Piau, diretor do Departamento de Patrimônio Cultural da Secretaria Municipal da Cultura de Londrina.
Ao final do evento foi realizado um debate com o então Secretário Municipal da Cultura, Alcides Carvalho, abordando o tema: "Políticas de Ação Cultural para o Setor de Cinema e Vídeo em Londrina", com a coordenação de Ivonir Rodrigues Ayres, Coordenador da Comissão Organizadora do "I Encontro de Cinema e Vídeo de Londrina". O evento superou as expectativas dos participantes, contando com mais de duzentos inscritos, que acompanharam os cinco dias do encontro. Aconteceu ainda a "Cinevideofesta" que recebeu quase três mil pessoas na Casa do Jornalista, onde foram exibidos os vídeos do Festival do Minuto e ocorreram os shows dos grupos musicais locais "Ana e Banda", "Chaminé Batom" e "Farenheit".
Fontes: “Memória: Produção Cinematográfica em Londrina”, de Caio Julio Cesaro – monografia de conclusão do curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, Universidade Estadual de Londrina, 1995 / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.