Os antigos carnavais de Londrina

1950


Na foto, aparece o então prefeito Antonio Fernandes Sobrinho, em baile de carnaval na ACROL – Associação Cultural e Recreativa Okinawa de Londrina, nos anos 1950.

Há muitas histórias e muitas memórias dos carnavais de antigamente em Londrina. Dos bailes nos salões dos clubes sociais aos desfiles pelas ruas, a cidade guarda uma estreita relação com a folia de Momo. Havia também os bailes realizados nos ginásios de esportes Moringão e Maria Cecilia, que reuniam muita gente disposta a fazer festa até o sol raiar ou curtir uma matinê.

A cidade oferecia uma diversificação enorme de festejos à população. Uma das principais atrações eram os concursos de fantasia, que aconteciam não só nos bailes adultos, mas principalmente nos infantis. Havia premiação para os primeiros colocados, que recebiam troféus nas categorias luxo e originalidade. 

Percebia-se à época uma rivalidade sadia, entre os clubes sociais, para ver quem fazia o melhor Carnaval. A atenção com a decoração dos clubes era um caso à parte, pois a cada ano, tentavam se superar. Os clubes recebiam a visita do Rei Momo e da rainha do Carnaval da cidade. Na história dos carnavais em Londrina, os reis que marcaram seus reinados foram Dinho e Jorge Balalai.

Entre os clubes que promoviam bailes de Carnaval, estão o Londrina Country Club, o Canadá Country Clube, a AREL, o Iate Clube de Londrina, o Grêmio Literário Recreativo Londrinense, a ACEL – Associação Cultural e Esportiva de Londrina, a AFML – Associação dos Funcionários Municipais de Londrina e a ACROL. E arrastavam verdadeiras multidões, reunindo milhares de pessoas por noite (ou dia). 

Assim eram os tradicionais carnavais, que disputavam os animados foliões. Estes se fantasiavam e formavam blocos para brincar. A boa fama da festa em Londrina atraia turistas, gente que vinha de fora se divertir com os seus festejos. 

Fontes: Museu Histórico de Londrina Pe. Carlos Weiss / Acervo Londrina Histórica.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.