1959
O Edifício Comendador Júlio Fuganti, localizado na rua Senador Souza Naves, no Centro de Londrina, é um marco arquitetônico e histórico da cidade. Um dos símbolos do crescimento meteórico de Londrina, em 1959, foi idealizado pelos irmãos Fuganti, membros de uma família pioneira que tinha vários empreendimentos na cidade. Inaugurado em 1962, o edifício foi inspirado na linguagem moderna de Vilanova Artigas e Cascaldi.
Construído como um prédio comercial de 12 andares, ele passou a abrigar, na sua inauguração, os escritórios mais renomados da época. Devido à sua altura e localização privilegiada, atraía muitas pessoas para contemplação da vista da cidade. No andar térreo, houve uma galeria onde funcionaram diversas lojas, de vários segmentos.
Ao final da década de 1970, o edifício passou por uma reforma de sua fachada, com a instalação de janelas e uma escada de serviço, seguindo o estilo da época. Em 2004, o Conselho Deliberativo da cidade homologou a doação de um espaço no andar térreo para a construção da paróquia de Nossa Senhora Mãe de Deus.
Com o passar dos anos, o imóvel recebeu outras transformações e reformas, como a instalação de um elevador em 1997 e a criação de um espaço para deficientes físicos, em 2002.
O Edifício Comendador Júlio Fuganti é uma história de sucesso e evolução da arquitetura e da vida de Londrina. A família Fuganti foi uma das principais responsáveis pela transformação da cidade na sua fase inicial, com empreendimentos em diversos setores, como a construção de casas, a instalação de serviços públicos e a promoção de eventos culturais.
Fontes: Acervo Folha de Londrina / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.