O Instituto Londrinense de Educação de Surdos

1959


Em 1959, no ano do Jubileu de Prata de uma Londrina que se expandia, nasceu o Instituto Londrinense de Educação de Surdos – ILES, um marco na educação do Norte do Paraná. A iniciativa do casal de professores Rosalina Lopes Franciscão e Odésio Franciscon e um grupo de dez pessoas da comunidade, entre elas o então bispo de Londrina, Dom Geraldo Fernandes, teve como data inaugural o dia 15 de agosto. Rosalina e Odésio foram escolhidos como diretora e presidente da Instituição, respectivamente. Na foto, Dom Geraldo com os alunos do  Instituto.

O ILES iniciou suas atividades nas salas do grupo escolar Benjamin Constant, onde Rosalina era diretora. Na escola, estudava o aluno Luiz Carlos de Castro Costa, que era surdo e motivou a criação da instituição. A iniciativa teve a aprovação e o incentivo do professor Benedicto João Cordeiro, então delegado regional de ensino do Paraná. 

Com cinco alunos, começaram as aulas sob as orientações do professor Jorge Gadig, superintendente do ensino especial de São Paulo, que vinha auxiliar as primeiras professoras Olivete Andreatti e Fusako Maikuma. Dez anos depois, em 1 de agosto de 1969, o ILES inaugurou seu próprio prédio na rua Madre Tonina Ugolini, no bairro Boa Vista. Cabe mencionar que o nome da via foi uma homenagem póstuma à religiosa italiana que dedicou sua vida aos surdos e, que, por muitos anos, trabalhou no ILES.

A partir de 1973, o Instituto contou com a assistência técnica pedagógica e religiosa das Irmãs da Pequena Missão para Surdos, da Itália. Para Londrina vieram a Madre Tonina Ugolini, Irmã Gilia Di Renzo e Irmã Assunta Da Dalt. De 1983 a 2001, quando retornou para a Itália, o ILES contou com a colaboração do padre Salvador Stragapede, líder inato da Pequena Missão.

Em 14 de agosto de 1992, o Instituto Londrinense de Educação de Surdos – ILES recebeu a honrosa “Comenda Ouro Verde”, homenagem feita pelo município. Hoje o Instituto presta serviços em duas grandes áreas: saúde auditiva e educação de surdos, por meio do Centro Audiológico Professora Rosalina Lopes Franciscão e do Colégio do ILES.

Fontes: Instituto Londrinense de Educação de Surdos – ILES / Acervo Londrina Histórica.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.