1956
Oswaldo Militão nasceu em Presidente Bernardes, no interior de São Paulo. Filho de Otávio Biagio e Zulmira Militão, depois de viver a sua infância na cidade de Santo Anastácio, também no interior paulista, chegou em Londrina em fevereiro de 1956, aos 17 anos de idade.
Veio para estudar, pois sonhava tornar-se médico. Quem o conduziu em seus primeiros passos na cidade foi sua mãe que, depois de ver o anúncio no jornal, fechou o aluguel de um quarto para o filho se hospedar. Esse momento foi uma daquelas coisas do destino. Quem tinha feito o anúncio era Walmor Macarini, jornalista e redator da Folha de Londrina, que procurava alguém para dividir o quarto, no Lar Hotel. Foi o início de uma grande amizade e que moldou os caminhos de Militão.
Oswaldo Militão fazia frequentes visitas ao amigo na redação do jornal. De visita em visita, aproximou-se e envolveu-se nas atividades da redação da Folha de Londrina. Foi contratado e começou a trabalhar oficialmente em 15 de maio de 1956. Era o início de uma trajetória que além do impresso, inclui o rádio e a televisão.
Depois de estudar no Colégio Londrinense, acabou se formando em Direito, que era um desejo de sua mãe. Fez parte da terceira turma da Faculdade Estadual de Direito de Londrina. Mas, o jornalismo falou mais alto. Reconhecido por sua memória, refletidas nas histórias com os detalhes de nomes e datas, exerceu diversas funções. Entre elas, atuou na editoria esportiva, cobriu o Londrina Esporte Clube e acompanhou jogos da Seleção Brasileira, inclusive no exterior. Mas o colunismo social é a maior marca da sua carreira.
Além do jornalismo, Oswaldo Militão foi juiz classista da Justiça do Trabalho, em duas ocasiões. Presidiu a Ametur – Autarquia Municipal de Esportes. Trabalhou no Instituto de Previdência Social do Estado do Paraná. E também candidatou-se a vereador, chegando a ser suplente, em 1988, quando apresentava o “Jornal do Meio Dia”, na televisão.
Fontes: Acervo Folha de Londrina / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.