2005
A Universidade Estadual de Londrina (UEL) surgiu em 1971. O campus foi construído em uma fazenda que possuía apenas pés de café e algumas perobas rosas centenárias. Mais de três décadas depois, em outubro de 2005, durante as comemorações dos seus 34 anos, a UEL inaugurou o Bosque Perobal. Localizado às margens da PR-445, surgiu com a intenção de tornar-se uma mata com dezenas de exemplares da árvore nativa do Norte do Paraná e símbolo máximo da universidade.
Na ocasião, foram plantadas 34 mudas de perobas e desde então uma nova árvore é plantada a cada aniversário da instituição – e tem sido cumprido à risca. Para dar condições de que a área se transforme em um bosque, foram realizados os preparativos necessários. Um deles foi a criação de uma mata ciliar em volta das mudas, para que elas cresçam com força. A Peroba Rosa é uma árvore competitiva. Para que ela cresça bastante precisa ter outras árvores que ela queira ultrapassar na altura.
Em 2005, haviam cerca de 560 árvores em todo o campus, mas a maioria ainda eram mudas. E apenas sete delas eram nativas. Então, para ver o Bosque Perobal com suas grandes árvores - a espécie pode atingir 65 metros de altura – era necessário paciência. Considerada de crescimento lento, as perobas somente alcançam idade adulta com cerca de 30 anos.
Fontes: Gazeta do Povo / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.