1980
Na década de 1980, em meio às crescentes manifestações populares pela mudança do regime político brasileiro, e diante de um governo totalitário que se agarrava a “casuísmos” para perpetuar seu domínio, o povo paranaense, por meio das urnas, consolidava a oposição nas esferas legislativas.
Com a promessa de uma "abertura" política, a ditadura cedeu, restaurando em 1982 as eleições diretas para os governos dos estados. O bom governo de Ney Braga, que havia retornado ao poder de forma indireta, via o crescimento de uma reação popular que se tornava imparável. O último governador "indireto" do Paraná, José Hosken de Novaes, um dos mais respeitados políticos da história de Londrina, completou o mandato com a desincompatibilização de Ney Braga para concorrer ao Senado (corrida eleitoral vencida pelo oposicionista Álvaro Dias), antecipando a atmosfera de mudança que pairava sobre o estado.
O embate eleitoral subsequente testemunhou a vitória de José Richa, ex-prefeito de Londrina, sobre o candidato governista Saul Raiz. Richa tornou-se o primeiro londrinense a ocupar o cargo de governador pelo voto direto, solidificando a vitória da oposição, que conquistou a maioria na Assembleia Legislativa, na Câmara dos Deputados e elegeu o senador. No entanto, naquele momento, a história do Paraná transcendeu fronteiras estaduais. Curitiba foi o berço da grandiosa campanha das "Diretas-Já", o brado popular que desafiou a ditadura de duas décadas.
Foi no dia 12 de janeiro de 1984, que milhares de pessoas foram à Boca Maldita, na Rua XV de Novembro, centro da capital paranaense, pedir eleições diretas para presidente da República. Segundo a Polícia Militar, mais de 60 mil pessoas participaram do comício. Estavam lá nomes como Ulisses Guimarães e Tancredo Neves. Em Londrina, o comício realizado em 2 de abril daquele ano, registrou a participação de 50 mil pessoas.
Apesar de não atingir imediatamente seu objetivo primordial, a restauração da escolha direta para a presidência, o movimento das "Diretas-Já" é um marco histórico da política brasileira e da luta pela democracia no país. Líderes se uniram ao povo em uma luta que reverberou pelo Brasil, culminando na eleição de Tancredo Neves e no início da Nova República.
Fontes: Acervo Folha de Londrina / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.