A criação do Cesulon

1972


Em 1945, foi fundado o Instituto Evangélico Secundário. Logo, transformou-se no Ginásio Londrinense; e mais tarde Colégio Londrinense. Era o início da vocação educacional do Instituto Filadélfia de Londrina (IFL), que surgiu em 1946. O IFL começou como uma sociedade civil de evangélicos e tinha por objetivo o oferecimento de um ensino de caráter cristão aos jovens londrinenses. Zaqueu de Melo teve papel fundamental na transformação do IFL como mantenedor de uma  instituição de ensino superior, para ele, era a concretização de um sonho.

Até 1971, o IFL mantinha os cursos ginasial, colegial de química, de contabilidade, de secretariado e de magistério. Em 1972, surge o Cesulon (Centro Universitário de Londrina), que naquele mesmo ano passa ser Cesulon (Centro de Estudos Superiores de Londrina). O decreto federal  70.939, de 04 de agosto de 1972, formalizou a autorização para a instituição oferecer os cursos de graduação: Licenciaturas em Ciências Sociais, Matemática, Psicologia e Pedagogia. 

No início daquele ano, o Cesulon lançou o seu primeiro vestibular. A oferta era de 400 vagas (sendo 100 vagas para cada curso). Apesar de ter alcançado 738 candidatos inscritos e as provas terem ocorrido nos dias 15, 16 e 17 de maio, o processo seletivo teve que ser cancelado porque foi realizado antes do decreto que autorizou o funcionamento do Cesulon. 

Com tudo ajustado, foi programado outro concurso de vestibular, sendo então realizado nos dias 06, 07 e 08 de agosto de 1972. Foram oferecidas 90 vagas para o curso de Licenciatura em Psicologia, 90 vagas vagas para o curso de Licenciatura em Ciências Sociais, 90 vagas para o curso de Licenciatura em Matemática e 135 vagas para o curso de Pedagogia. Era o início de uma das páginas mais importantes da história do ensino superior em Londrina. 

Fontes: Blog Unifil / Acervo Folha de Londrina / Acervo Londrina Histórica.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.