1930
Na ocasião dos cinquenta anos da Companhia de Terras Norte do Paraná, em 1975, sua sucessora, a Companhia Melhoramentos Norte do Paraná (CMNP) publicou o livro “Colonização e Desenvolvimento do Norte do Paraná”. A obra contém importantes relatos sobre acontecimentos dos primeiros dias de Londrina. Entre eles, se destaca o depoimento de George Craig Smith.
A fala do homem que chefiou a primeira expedição à área adquirida pela colonizadora, alcançando o objetivo em agosto de 1929, nos oferece alguns interessantes detalhes do que aconteceu pouco tempo depois da chegada da caravana pioneira:
“Em 1930 foi construída a estrada de rodagem entre Jataí e o Patrimônio Três Bocas, cujo nome a esta altura foi mudado para Patrimônio Londrina. Devido à situação política do país e a revolução de 1930, as vendas de terras eram fraquíssimas, tanto que o Sr. Arthur Thomas, diretor-gerente administrador-geral, residente em São Paulo, ordenou que se fizesse a mais rigorosa economia, reduzindo as atividades ao mínimo.
A primeira caravana de compradores de terras chegou em dezembro de 1929 e era composta de 8 japoneses que vieram acompanhados pelo notável pioneiro e agenciador de terras da Companhia, Sr. Hikomo Udihara.
Em 1930, surgiu a primeira casa de madeira de Londrina, construída por Alberto Koch, e logo em seguida a segunda, de propriedade de David Dequech. Em 1930, o chefe do escritório central da Companhia de Terras Norte do Paraná, Gordon Fox Rule, visitou Londrina pela primeira vez e ficou maravilhado com tudo que viu.
Em 1932 já chegavam grandes grupos de compradores de terras, alemães, italianos, japoneses, brasileiros etc. Em apenas uma semana atendemos 67 pessoas, as quais com muito aperto, foram todas alojadas no hotel campestre da Companhia. Em maio de 1932 foi inaugurada a estação ferroviária de Jataí e instalada a primeira linha telefônica, o que foi um grande benefício, trazendo a civilização mais para perto dos bravos pioneiros de Londrina.”
Fontes: “Colonização e Desenvolvimento do Norte do Paraná-Norte”. Companhia Melhoramentos Norte do Paraná, 1975 / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.