1976
Em 1973, Londrina tinha cerca de 300 mil habitantes. Era o epicentro da região norte paranaense, atraindo investimentos e sonhos de prosperidade. Muita gente veio para cá, mas nem todos tiveram as mesmas oportunidades. A exclusão social tornou-se um tema urgente, com reflexos negativos para a juventude.
Diante das circunstâncias, um grupo de homens, coordenado pelo padre Bernardo Grei e por Arnaldo dos Santos, reuniu-se na Casa Paroquial dos Palotinos. Faziam parte do grupo: Nilo Frazão, Joaquim de Carvalho, Valter Barrozo, Darci Ramires de Paula e José Richa. O propósito era criar uma iniciativa que enfrentasse o problema.
Assim, inspirado na Escola Artesanal São Judas Tadeu da cidade de São José do Rio Preto, no interior de São Paulo, nasceu o que viria a ser a Escola Modelo de Londrina, uma instituição destinada a oferecer não apenas educação, mas também preparação moral, espiritual e profissional para crianças e adolescentes que enfrentavam barreiras para se integrar na sociedade.
Em 20 de junho de 1974, o prefeito José Richa doou um terreno de 10,89 hectares para a construção da escola, situado no Parque das Indústrias Leves, às margens da BR 369. Com determinação, os projetos foram elaborados, e até o secretário da Saúde e Bem Estar Social, José Guitti, incluiu recursos no orçamento da prefeitura para a construção. A pedra fundamental foi lançada no dia 17 de novembro de 1974, na presença do prefeito Richa, do arcebispo Dom Geraldo Fernandes e do padre Angelo Dell’ Oro, diretor da Escola de Amparo ao Menor de São José do Rio Preto.
A EPESMEL – Escola Profissional e Social do Menor de Londrina foi fundada simbolicamente em 13 de maio de 1976, mas foi somente no dia 10 de dezembro do mesmo ano que suas portas foram oficialmente abertas, contando com a presença de autoridades estaduais e municipais. Beneficente, a escola é administrada pelos irmãos e padres Josefinos de Murialdo. É uma das filiais do “Instituto Leonardo Murialdo” e está localizada na rua Angelina Ricci Vezozzo, 85, Parque das Indústrias Leves.
Fontes: A EPESMEL – Escola Profissional e Social do Menor de Londrina / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.