1950
Liogi Suzuki é uma lenda do judô no Brasil. Nasceu no interior do estado de São Paulo, na cidade de Lins, em 9 de julho de 1943. Poucos anos depois, sua família mudou-se para Londrina. Nestas terras férteis, suas raízes fincaram-se, moldando uma trajetória que se entrelaçaria com a história do judô paranaense.
Aos cinco anos, conheceu o mundo do kendô sob os ensinamentos de seu pai, Yoshimasa Suzuki. Já aos seis, atravessava a cidade a pé para chegar à Academia Seiryo Gakuen, onde o sensei Shoiti Tida lhe transmitiu os segredos do judô. Com 1,62 m de estatura e pouco mais de 60 kg, competiu entre 1952 e 1970. Nos tatames, construiu sua história na categoria "pena", até 63 kg.
Já faixa preta, tornou-se campeão paranaense sênior aos 17 anos. Os anos dourados da década de 1960 viram Liogi Suzuki alcançar conquistas memoráveis: tricampeão brasileiro universitário, entre 1967 e 1969; vice-campeão brasileiro em 1966 e 1970; campeão brasileiro em 1967 e 1969; campeão brasileiro “judogam” em 1968; campeão do 10º Encontro Nacional de Judô em 1967 e 1968; campeão sul-americano em 1970; e vice-campeão mundial universitário em 1968 (Portugal), sendo o primeiro brasileiro a classificar-se nessa competição.
Foi reconhecido como "a maior glória de todos os tempos do desporto universitário paranaense". No relatório da Confederação Brasileira de Desportos Universitários (CBDU) está registrado o consenso geral: "Liogi Suzuki deveria ter seu nome gravado com letras de ouro nos anais da CBDU, e apontado à mocidade brasileira como protótipo do atleta perfeito, na acepção mais rigorosa da palavra".
Para Suzuki, o judô é mais que medalhas e troféus; é uma forja de caráter. Na busca incessante pela excelência e na devoção à filosofia de Jigoro Kano, aos 60 anos, alcançou o 9º dan, um testemunho da sua maestria e dedicação.
O sensei é graduado em Ciências Econômicas e em Educação Física; e, em seu mestrado, apresentou a dissertação "Resgatando a história do judô paranaense".
Fontes: “Para Liogi Suzuki, maior legado do judô são seus ensinamentos”, Federação Paulista de Judô / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.