A Federação Paranaense de Judô nasceu em Londrina

1961

A Federação Paranaense de Judô nasceu em Londrina


Na década de 1950, quando a aura de modernidade começava a abraçar Londrina, um legado japonês desembarcou suavemente na cidade. Era o judô, a arte marcial que traduzia o "caminho suave" da filosofia oriental. 

Essa arte nasceu em 1882, a partir da visão do professor Jigoro Kano em refinar o físico, o intelecto e o caráter por meio da sistematização das técnicas da arte marcial japonesa conhecida como "Jujitsu" e da fundamentação de sua prática em princípios filosóficos bem definidos. 

Décadas depois, o judô enraizou-se de maneira profunda e duradoura nas terras norte paranaenses. Assaí, com suas paisagens rurais e gente acolhedora, foi a primeira cidade a praticar essa disciplina, lá pelos idos dos anos 1930. Mas foi em Londrina que o judô encontrou solo fértil para crescer. A Liga Londrinense de Judô, fundada na década de 1950, tornou-se o berço de uma história rica, repleta de praticantes dedicados e competições emocionantes.

Mas o momento que mudou o curso da história do judô paranaense aconteceu em 1961. Foi o ano da fundação da Federação Paranaense de Judô (FPRJ), nascida da união de três entidades: a Liga Londrinense de Judô, a Associação Assaiense de Judô e o Clube Esportivo Cultural Uraiense de Judô. A FPRJ é a segunda federação mais antiga do Brasil, apenas superada pela de São Paulo.

A Federação, desde sua criação em 7 de outubro daquele ano, tem desempenhado um papel fundamental na promoção e desenvolvimento do judô no Paraná. Ela se espalhou por todas as regiões do estado, tornando-se o epicentro de um movimento que incentiva a prática do esporte e a formação de atletas.

A história do judô paranaense também é marcada por nomes que brilharam não apenas nacionalmente, mas também fora do país. Na foto, as primeiras medalhas mundiais do Brasil no judô, em 1968. À esquerda, Liogi Suzuki, vice-campeão mundial universitário, peso pena; à direita, Mateus Suguizaki, campeão mundial universitário, peso leve.

Fontes: Federação Paranaense de Judô / Acervo Londrina Histórica.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.