O Hotel Berlim

1944


Preservado apenas nos instrumentos de memória, pois foi demolido em 2011 para dar lugar a uma loja de departamentos, o Hotel Berlim foi testemunha das décadas iniciais de desenvolvimento de Londrina. Fundado por Waldemar Hauer, em 1944, ocupava praticamente um quarteirão, na esquina da avenida Rio de Janeiro com a rua Benjamin Constant, em um lote de 6.500,00 m². Tinha um corredor de 115 metros, em uma área construída que chegou aos 2.814 metros quadrados. 

Sua grandeza não estava apenas em seus números, mas também em sua importância durante os anos da colonização. Era um símbolo do progresso. Com sua lavanderia equipada com as mais modernas tecnologias da época, tornou-se referência na região. No entanto, o que o fazia verdadeiramente especial era o tratamento pessoal dispensado aos hóspedes. Além de suas atividades ostensivas, o Berlim abrigava uma cultura menos conhecida, as rinhas de galo, uma peculiaridade daquele período. 

Nos anos 1950, passou por mudanças significativas sob a supervisão do engenheiro Abrahão Nora. Na década de 1970, fez parte da Rede de Hotéis Bandeirantes. Os anos que se passaram viram a ocupação diminuir. E, na metade de 1990, o aluguel do estacionamento era a principal fonte de receita. A desativação, em torno de 2005, marcou o fim de uma era. 

Na ficha de inventário, “E-30” do Inventário Arquitetônico do Plano Diretor de Patrimônio Histórico-Cultural da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina está registrada a sua configuração: estilo proto-racionalista, com fachada não ornamentada e aberturas geométricas; disposto junto ao alinhamento predial, configurando uma sequência contínua de diferentes quartos mesclados com áreas de sanitários e pátio interno; foi construído de forma elevada, em média um metro e meio em relação à rua, a qual lhe proporcionou um longo porão. Interiormente, tinha um pé-direito de 4 metros de altura com sótão.

Fontes:  “O moderno e o tradicional se contrastam na década de 40”, de Juliana de Oliveira Teixeira. / Plano Diretor de Patrimônio Histórico-Cultural – Secretaria Municipal de Cultura de Londrina / Museu Histórico de Londrina Pe. Carlos Weiss / Acervo Londrina Histórica.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.