A primeira escola japonesa em Londrina

1933


A foto é o registro de uma das primeiras escolas japonesas de Londrina, em dia de festa comemorativa do aniversário do Imperador do Japão. 

Londrina floresceu em meio às raízes de diversas culturas que em suas histórias revelam a força do compromisso com a educação e a resiliência de suas comunidades. Foram nos primeiros raios de sol das terras férteis que deram origem a “Colônia Internacional” que os nipônicos, trazendo consigo a semente da educação, e alicerçados nos valores da instrução, planejaram e construíram, com esforços coletivos, a primeira escola japonesa da cidade, dedicada à formação escolar de suas crianças. 

O ambiente de ensino foi erguido em um terreno doado por Hikoma Udihara, o pioneiro dos pioneiros entre os nipônicos. Essa escola pioneira foi fundada pela Associação Japonesa de Londrina, que sentiu a necessidade de criar uma instituição de ensino para suas crianças, já que na época não havia nenhuma escola disponível. A colônia não poupou esforços, estendendo suas mãos, e por vezes seus bolsos, para o florescer da educação. 

Foi um marco para a colônia japonesa local e para a construção da identidade educacional do município. A escola ficava onde hoje está a rua São Jerônimo e suas atividades tiveram início em 10 de julho de 1933. Segundo registros, a primeira turma era formada por vinte e quatro alunos. Os alunos eram isseis e nisseis, vindos do Japão ou filhos de japoneses nascidos no Brasil. Naquele início, os professores adquiriam os materiais e os repassavam aos alunos, dando mais uma demonstração de compromisso com a educação.

A escola progrediu e, posteriormente, uma nova sede foi construída no cruzamento das ruas Hugo Cabral e Pio XII. No entanto, esse caminho de sucesso foi interrompido pela II Guerra Mundial, pois a Escola Japonesa, símbolo de resiliência e dedicação, viu-se forçada a fechar suas portas.

Fontes: Museu Histórico de Londrina Pe. Carlos Weiss, Boletim No  6, 1982. / Acervo Londrina Histórica.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.