FILO: O Festival de Todas as Artes – 55 anos

1968


Uma das marcas de Londrina é ser “a cidade dos festivais”. Dentre os mais antigos e mais importantes, está o Festival Internacional de Londrina, o FILO.

Era o ano de 1968, enquanto o Brasil enfrentava os resquícios de uma repressão profunda, um grupo de estudantes e intelectuais londrinenses lançou-se em um desafio aparentemente subversivo: criar um festival de artes. No epicentro desse movimento estava Nitis Jacon, uma jovem estudante de medicina com um amor ardente pelo teatro, cujo nome se tornaria sinônimo do FILO.

O FILO nasceu nos corredores universitários, como uma resposta ao sistema político enraizado na época do regime militar. Transformou-se em um dos bastiões mais importantes do movimento de resistência. Era o teatro amador que se travestia de estudantil ou universitário, ocupando um espaço de destaque na luta contra a repressão. Enquanto os livros eram censurados e o cinema proibido, os artistas desafiavam a polícia, os censores e a ditadura. Era um teatro de resistência, onde as práticas políticas e as influências de Bertolt Brecht se entrelaçavam em uma cena de coragem.

As primeiras edições do Festival, no final dos anos 1960, aconteceram ainda no antigo Teatro Filadélfia. Começou como um encontro universitário, mas a ampliação e as transformações do evento logo foram sentidas. Os anos 1980 chegaram com a abertura democrática no país, que exigiram uma nova postura e proposta do FILO. O discurso anteriormente utilizado pelo teatro amador, em que predominava o texto com mensagens implícitas e metafóricas, para fugir à censura, perdeu o sentido.

A cada edição, o evento conquistava um público fiel, tornando-se um encontro marcado na agenda da cidade. Com o tempo, sua fama atraiu olhares de produtores culturais de todo o país, culminando na realização da primeira Mostra Latino-Americana de Teatro em solo brasileiro. Foi assim que, em 1988, com a Mostra Latino-Americana, tornou-se um evento internacional. 

Fontes: Acervo Folha de Londrina / UEL Notícias / FILO – Festival Internacional de Teatro / Acervo Londrina Histórica.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.