Lições do Passado: O Museu Didático de Anatomia de Londrina

1962

Lições do Passado: O Museu Didático de Anatomia de Londrina


Tudo começou em 1962, quando o professor Carlos da Costa Branco, um visionário da Faculdade Estadual de Odontologia, doou uma pequena coleção de crânios de animais. Ele foi o primeiro professor titular de anatomia da faculdade. Esta doação foi um gesto simples, mas que deu origem a uma jornada de descobertas. No ano seguinte, sob o zelo dos estudiosos, cada peça existente foi catalogada e etiquetada, ganhando sua identidade, uma história a ser contada. Naquele momento, doações da comunidade ampliavam os horizontes do acervo, incluindo embriões e fetos humanos e de animais.

Pouco tempo depois, em uma reunião extraordinária do setor na Faculdade, a criação efetiva do Museu Didático de Anatomia foi ratificada. Com o advento da Faculdade de Medicina e da UEL em 1970, o museu passou por uma transformação; entre elas, um livro de visitas foi implantado para registrar os interessados que ali adentravam.

Ao acessar o acervo do Museu, somos envoltos por coleções de inestimável valor científico. Além das peças anatômicas humanas e de animais, há coleções de fotos, pranchas e pôsteres que contam histórias que ultrapassam os limites do tempo. Entre os objetos, está a primeira mesa do Laboratório de Anatomia, testemunha de inúmeras lições. Outra peça guardada com destaque é a beca do professor Carlos da Costa Branco, símbolo de dedicação e amor ao ensino. Ali, não são apenas corpos e ossos; são aulas de história, de ciência, de respeito à vida.

Hoje com o nome oficial de Museu Didático Professor Carlos Costa Branco, o espaço cumpre também uma importante função como um agente educativo, guiando anualmente milhares de visitantes, estudantes e curiosos, por entre os segredos do corpo humano e animal. Estudantes do ensino fundamental e médio, guiados por seus professores, exploram cada canto, cada peça. Sob a supervisão dedicada dos servidores e monitores do Departamento de Anatomia da UEL, o conhecimento se entrelaça com a experiência.

As visitas ao Museu Didático de Anatomia podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 17h. A entrada é gratuita e o museu está localizado no Departamento de Anatomia do Centro de Ciências Biológicas da Universidade Estadual de Londrina.

Fontes: Departamento de Anatomia do Centro de Ciências Biológicas da UEL / Acervo Londrina Histórica.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.