A feira livre do Cincão

1978


Criada em 1978 pela Cohab, a feira livre dos Cinco Conjuntos, na zona norte da cidade, é um espaço de convivência e comércio que atrai milhares de pessoas semanalmente. Calcula-se que no corredor estreito formado entre as barracas circulam cerca de 10 mil pessoas a cada domingo, das 7h às 13h. Considerada a maior de Londrina, ela ocupa cerca de 16 quarteirões da avenida Saul Elkind, a principal via da região. 

Conhecida também como a “Feira da Saul Elkind” e “Feira do Cincão”, possui características diferentes de outras feiras livres da cidade. Tornou-se um pequeno centro comercial a céu aberto. Tem de tudo. Mistura os conceitos de feira do produtor, camelódromo, mercado de pulgas e de brechós. São aproximadamente 500 barracas, que oferecem produtos dos mais diversos tipos, com destaque para os alimentos frescos e de qualidade. 

A extensa lista de produtos começa com itens tradicionais de uma feira livre, como verduras e legumes, embutidos, pastéis, pó de café moído na hora e queijos dos mais diversos tipos. Mas, na “Feira do Cincão” a diversidade é muito maior. Tem aquelas panelas de alumínio ou tachos de cobre; pequenos eletrodomésticos e artigos eletrônicos; itens de vestuário para todas as idades, inclusive linhas de roupinhas dedicadas aos bebês; artigos de couro e similares, como cintos e carteiras; objetos de decoração; produtos para animais de pequeno porte; bijuterias; e muito mais. 

A importância da Feira dos Cinco Conjuntos transcende a economia. Ela é um patrimônio cultural imaterial da cidade de Londrina, um espaço onde a comunidade se reúne, interage e celebra sua diversidade cultural. É um local onde as histórias e as tradições locais são compartilhadas, onde o passado se encontra com o presente e onde a identidade do bairro é preservada e celebrada.

Fontes: Acervo Folha de Londrina / Cohab Londrina / Acervo Londrina Histórica.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.