Igreja Presbiteriana Central de Londrina: primeiros templos

1936


Era o início do ano de 1936, e uma pequena comunidade de fiéis erguia, com suas próprias mãos, a primeira construção de madeira que daria início a uma história local de fé e devoção em Londrina. Na esquina das ruas Belo Horizonte e Benjamin Constant, nasceu a Igreja Presbiteriana Central. Sua inauguração ocorreu no mesmo ano.

O terreno, adquirido da Companhia de Terras Norte do Paraná, estava então localizado próximo à avenida Paraná, numa área ainda pouco povoada, dominada por chácaras. Naquele solo sagrado, brotava o alicerce da fé que uniria corações por gerações.

Antes desse lugar definitivo, os membros da comunidade evangélica se reuniam na casa de um de seus fundadores, assim como aconteceu com tantas outras religiões que se instalaram na cidade. O fervor dos encontros era evidente, uma atmosfera de esperança e comunhão preenchia cada espaço.

Na década de 1940, simbolizando o crescimento e amadurecimento da igreja em seu propósito, uma construção de alvenaria foi erguida no lugar do salão de madeira. O novo templo foi inaugurado em 1947. A cada culto, a cada encontro, a comunidade crescia em número e em espírito, unidos pela crença na providência divina.

Os primeiros templos da Igreja Presbiteriana Central de Londrina não são apenas um lugar de encontro, mas um marco de referência na história da cidade.

Fontes: Roteiro da diversidade religiosa da cidade de Londrina, disponível em https://www.educacaopatrimonial.com.br/roteiros-culturais / Acervo Londrina Histórica.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.