Vicente José Lorenzo Izquierdo

1955


Vicente José Lorenzo Izquierdo nasceu no dia 25 de março de 1924, em Madrid, Espanha. Formou-se em Medicina ainda em Madrid, no ano de 1951. Em 1955, veio para o Brasil e após breve passagem por São Paulo, Belo Horizonte e Goiânia, instalou-se em Londrina. 

"Hoje está muito mais fácil revalidar o diploma, mas naquela época era muito difícil." Foi conseguir a revalidação do diploma na cidade do Recife, em 1962. Lorenzo é especialista em ortopedia e traumatologia. Trabalha atualmente na Clínica Pio XII, em Londrina. Foi casado com Victória Lorenzo com quem teve quatro filhos: José Luis Lorenzo, Irma Lorenzo, Peter Lorenzo e Carlos André Lorenzo. 

Lorenzo Izquierdo comprou a sua primeira câmera por volta de 1957, uma Keystone 16mm, a corda. A Keystone fazia filmes em branco e preto. Era usada por Lorenzo para registrar imagens do cotidiano da família: a casa, os amigos e até os animais domésticos. Depois reuniam-se para assistí-los. Os rolos de filmes eram entregues ao Minoro (Foto), que os enviava a São Paulo para serem processados. 

Algum tempo depois, os filmes do cotidiano já não empolgavam tanto a família Lorenzo. Eles passam a querer algo mais com os filmes. E, juntamente com o amigo Felipe Alvarez - espanhol que mora atualmente nos Estados Unidos-, iniciam a produção de filmes curtos com argumento simples. 

Ainda de posse da Keystone, destaca Lorenzo a produção do filme: "O Caso do Magrini Preto" (1961). O filme tinha o seguinte argumento:: Um médico com pouca clientela, aproveita o passeio que faz às tardes com seu carro, um magrini preto, para atropelar pedestres distraídos, e assim, conseguir pacientes. Na ficha técnica, direção, roteiro, montagem e produção: Vicente José Lorenzo Izquierdo; câmera e fotografia: Felipe Alvarez. No elenco: Irma Lorenzo, Vicente José Lorenzo, José Luis Paschoal e Carlos André Lorenzo. Era uma comédia, filmada em 16mm; branco e preto; sem som; com aproximadamente 7 minutos. Segundo o autor, "O Caso do Magrini Preto" foi exibido apenas para familiares e amigos.

Lorenzo Izquierdo faleceu no ano de 2000.

Fontes: “Memória: Produção Cinematográfica em Londrina”, de Caio Julio Cesaro – monografia de conclusão do curso de Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo, Universidade Estadual de Londrina, 1995 / Acervo Londrina Histórica.

Compartilhe

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Inscreva-se

* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.

Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.