1932
Cada passo dado no solo fértil do Norte do Paraná representava o início de uma nova história para as centenas de famílias japonesas que, ainda nos anos 1930, chegaram a esta região, trazendo consigo sonhos, cultura e tradições. A promissora Londrina foi escolhida como lar para esses bravos imigrantes. Enfrentaram o desafio de adaptar-se a uma cultura diferente, o idioma ainda desconhecido para muitos deles, mas, com resiliência, construíram suas casas, plantaram suas sementes e floresceram como uma comunidade unida.
Quem perambula por Londrina, rapidamente percebe a presença japonesa. Ela se manifesta nos traços dos rostos de uma parte significativa da população, nas festividades típicas que ainda guardam elementos da tradição, na gastronomia nipônica que seduz paladares e, acima de tudo, no respeito e na gratidão pela terra que os acolheu. A saga da imigração japonesa é uma celebração da perseverança humana, um tributo ao encontro de culturas que, entrelaçadas, enriqueceram o tecido social da Londrina de braços abertos.
A foto registra a inauguração da escola japonesa, em 1935.
Fontes: Museu Histórico de Londrina Pe. Carlos Weiss / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.