1941
Foi numa reunião realizada em janeiro de 1941 que o Aeroclube de Londrina foi fundado. Desse encontro fizeram parte cidadãos londrinenses visionários, como o prefeito nomeado, Miguel Balbino Blasi, Ruy Ferraz de Carvalho, Vicente Cioffi, Newton Câmara, Luiz Estrela, Davi Dequech, Atanásio Belo e Anísio Figueiredo, que foi eleito na ocasião para a nobre missão de ser o primeiro presidente da instituição.
Um passo crucial para o Aeroclube era a construção de um hangar, uma estrutura indispensável para solicitar ao Governo uma aeronave de instrução. E a comunidade londrinense mostrou sua força e apoio. Os irmãos Mábio e Edson Palhano doaram um terreno ao lado do aeroporto (Aviação Velha). Lá, um hangar de madeira foi rapidamente erguido com a ajuda dos madeireiros Carlos Almeida, Fabrini e Mortari. O hangar recebeu o nome do ex-prefeito Willie Davids.
Com isso, Anísio Figueiredo partiu para São Paulo em busca de apoio e recursos. Encontrou-se com o então jornalista Assis Chateaubriand, que coordenava a Campanha Nacional de Aviação e arrecadava fundos para adquirir aeronaves de instrução para os aeroclubes brasileiros. Chateaubriand, sensibilizado pela determinação de Londrina, prometeu disponibilizar uma aeronave para a cidade.
A promessa logo foi cumprida. O Aeroclube de Londrina recebeu um Piper Cub J3. No entanto, esse momento marcou um evento curioso. O jornalista e piloto Joaquim Macedo, que trazia a aeronave até Londrina, mesmo sobrevoando a cidade a baixa altura em um dia de sol, segundo o que se conta, e vendo do alto uma cidade ainda nos primeiros momentos de sua formação, não encontrou o campo de pouso e o combustível começou a se esgotar. O piloto precisou realizar um pouso forçado, descendo sobre os pés de café da Fazenda Coati, local onde hoje é o bairro Shangri-lá. Ao piloto, nada aconteceu, porém, o avião ficou bastante danificado. E esse ficou conhecido como o primeiro acidente aeronáutico da história de Londrina.
Cabe registrar que esse incidente não diminuiu o espírito de determinação do Aeroclube de Londrina, que se tornaria um ponto de referência na cidade, especialmente para gerações de pilotos e entusiastas do voo.
Fontes: Aeroclube de Londrina / Acervo Folha de Londrina / Acervo Londrina Histórica.
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