1945
Na rua Brasil, nº 1047, próximo à avenida J.K., Centro, está o Instituto de Educação Estadual de Londrina – IEEL. Essa história começou em fevereiro de 1945 quando a instituição era chamada de Escola de Professores de Londrina, que foi criada pelo decreto nº 209 de 17 de fevereiro de 1944, assinado pelo Interventor de Estado, Manoel Ribas. A mudança para a rua Brasil só ocorreu em 1963 e, arquitetonicamente, o prédio da escola mantém as mesmas características, sem ter passado por grandes reformas. É considerado como um dos mais tradicionais colégios da cidade.
Em 1973, oficializou-se a implantação do Ensino de Primeiro Grau, gradativamente, autorizada pelo pelo Conselho Estadual de Educação. Também a instalação, com aprovação provisória, do Ensino de 2º Grau. A partir do ano seguinte, novas habilitações começaram a ser implantadas, sendo Publicidade, Redator Auxiliar, Tradutor e Intérprete, todas de nível técnico.
Nessa época, o IEEL já havia cumprido as ressalvas enumeradas pelo Conselho de Educação e teve liberado o “Projeto de Implantação do Ensino de 2º Grau”, em definitivo. Em 1975, aprovou-se o “Projeto de Complementação do Instituto de Educação Estadual de Londrina”, com a “Habilitação de Técnico em Contabilidade”.
Em 1978, foi autorizado o “Projeto de Implantação da Habilitação Básica em Saúde”, em substituição à habilitação plena de Redator Auxiliar. Dois anos depois, uma nova conquista para o Instituto de Educação Estadual de Londrina: o governo do Estado outorgou o funcionamento do ”Curso de Especialização de Professor para o Magistério Pré-Escolar”.
No ano de 1981, foi extinto, progressivamente, o curso de Publicidade. Também, o IEEL foi integrado ao projeto dos Centros de Excelência do Curso de Magistério instituído pelo Departamento de Ensino de 2º Grau da Secretaria de Estado da Educação. A partir de 1983, foi progressivamente extinto o Curso Básico em Saúde, em nível de 2º Grau e, em 1984, extinto também o Curso de Especialização de Professores para o magistério Pré-Escolar, em forma de estudos adicionais. Entre 1995 e 1998, a escola teve autorizado o funcionamento de um Centro de Atendimento Especializado, área de deficiência física.
Foi por meio de ato oficial de 11 de setembro de 1998 que passou a denominar-se Instituto de Educação Estadual de Londrina - Ensino Fundamental e Médio. A partir de 2004, teve autorizado o funcionamento do Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, Integrado ao Ensino Médio na modalidade Normal.
No ano seguinte foi liberado o funcionamento da Sala de Recursos, Deficiência Mental e Distúrbios de Aprendizagem. Também, por um conjunto de deliberações e pareceres da Secretaria de Estado da Educação, foi aprovado o funcionamento do Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental - Subsequente ao Ensino Médio, na modalidade Normal, no Instituto de Educação Estadual de Londrina - Ensino Fundamental, Médio, Normal e Profissional.
Em 2008, foram aprovados os cursos Técnico em Alimentação Escolar e Técnico em Meio Ambiente, Técnico em Gestão Escolar e Técnico em Multimeios Didáticos – PROFUNCIONÁRIO, na modalidade a distância. No ano de 2009, também na modalidade à distância, foi autorizado o Curso Técnico em Biblioteconomia – Subsequente. Em 2010, foi liberado o Curso Técnico em Administração de forma integrada e subsequente.
Em 2011, foi autorizado o funcionamento do Curso Técnico em Transações Imobiliárias de forma subsequente. No ano de 2014, foi autorizada a expansão do Curso Técnico em Alimentação Escolar, eixo tecnológico apoio educacional (PROFUNCIONÁRIO), subsequente ao Ensino Médio, na modalidade a distância, alterando-se de eixo tecnológico: apoio educacional para desenvolvimento educacional e social. Em 2017, foi cessado definitivamente em todas as cidades do Paraná o Curso de Formação de Docentes da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental – com Aproveitamento de Estudos – Subsequente.
Atualmente, o IEEL oferta, de acordo com as Autorizações de Funcionamento e Reconhecimentos, os seguintes cursos:
- Ensino Fundamental/Anos finais
- Ensino Médio Regular
- Formação de Docentes Integrado
- Técnico em Administração Integrado
- Técnico em Transações Imobiliárias
- Técnico em Serviços Jurídicos
Fontes: Instituto de Educação Estadual de Londrina – IEEL / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.