1992
A polêmica foi grande durante a construção e a inauguração da maternidade municipal, especialmente pelo fato de sua localização estar próxima a um estádio de futebol, o Vitorino Gonçalves Dias (VGD), casa do Londrina Esporte Clube (LEC). Sua inauguração aconteceu em dezembro de 1992.
A Maternidade, que faz em seu nome homenagem a Lucilla Ballalai, integra os serviços de assistência às gestantes, puérperas e recém-nascidos da Secretaria Municipal de Saúde de Londrina. Atua com uma equipe de profissionais multidisciplinar, composta por: médicos e enfermeiras obstetras, pediatras, neonatologistas, anestesistas, assistentes sociais, psicólogas, fonoaudiólogas, nutricionistas e outros profissionais técnicos capacitados para a assistência humanizada e atendimento integral ao binômio mãe-bebê.
Em seu histórico, a maternidade municipal possui diversos marcos de reconhecimento ao trabalho desenvolvido. Recebeu o Prêmio Hospital Amigo da Criança em 2000, promovido pela UNICEF, em parceria com a Organização Mundial da Saúde e o Ministério da Saúde, e concedido para as instituições hospitalares que promovem, protegem e apoiam o aleitamento materno; que garantam taxas de cesáreas inferiores a 30%; atendimento humanizado à mãe e ao recém-nascido.
Recebeu também, em mais de uma edição, o Prêmio Galba de Araújo, oferecido pelo Ministério da Saúde aos hospitais que se destacam no trabalho voltado para o parto normal e humanizado. Em 5 de julho de 2018, recebeu o Diploma de Reconhecimento Público, oferecido pela Câmara Municipal de Londrina, em comemoração aos 25 anos de serviços prestados à sociedade local.
A maternidade é adepta do sistema de alojamento conjunto, quando a criança fica no mesmo quarto que a mãe logo após o parto, e não utiliza bicos artificiais (chupeta e mamadeira). É ainda campo de estágio para alunos da área de saúde de três instituições de ensino superior de Londrina: UEL, UNOPAR e UniFil.
A Maternidade Municipal Lucilla Ballalai atende 24 horas por dia e está localizada na avenida Jacob Bartolomeu Minatti, nº 350, Centro.
Fontes: Prefeitura Municipal de Londrina / Acervo Londrina Histórica.
Compartilhe
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
* respeitamos nossos inscritos, não enviamos spam.
Cookies: nós captamos dados por meio de formulários para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.